Seguidores

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

O CABELEIRA

Material do pesquisador e historiador  Guilherme Machado 

O crime no Cangaço em nome do Pai...!!! O primeiro Cangaceiro a reinar no Nordeste, O Cabeleira de Recife para arredores do Cabo de São Joaquim em 1776. O CABELEIRA.


Cabeleira é o apelido de José de Gomes, um dos primeiros cangaceiros de Pernambuco. José era naturalmente bom, mas foi ensinado pelo pai, Joaquim Gomes, a ser cruel.

Junto com o pai e Teodósio, o traiçoeiro amigo, assim como vários outros comparsas, Cabeleira aterroriza a província de Pernambuco em 1776 (exatos 100 anos antes da publicação do romance). Mas quando ele reencontra Luísa, foge com ela e começa a se reformar, apesar de instintivamente ainda tentar se defender violentamente.

(Cartunistas Allan Alex, Leandro Assis e Hirosh cartunistas) - Para adquirir esta obra: franpelima@bol.com.br

Luísa acaba morrendo logo após a fuga, pois estava ferida, e Cabeleira é preso, fraco, faminto e desarmado, num canavial. José Gomes é executado junto com seus antigos comparsas apesar dos apelos da mãe de que a ele servia melhor a penitenciária pois estava reformado.

O romance acaba com o autor atacando a pena de morte. A obra inicial da “literatura do Norte” que o autor pretendia fazer...!!!

(Fonte Romance Franklin Távora)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1098336876936903&set=gm.1478183285528118&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário