Seguidores

quinta-feira, 25 de maio de 2017

AS FERRAMENTAS DO CANGAÇO

Por Soares Sousa

Evidente que o bando comandado pelo Capitão Virgulino se tornou ainda mais letal em suas ações a partir da obtenção de armas de ponta (modernas) para a época, presenteadas pelo Estado na cidade de Juazeiro. 


Conforme os dados colhidos através das fontes pesquisadas, foi possível identificar algumas das principais armas que fizeram parte do cotidiano da guerra na caatinga. Sendo que muitas delas eram utilizadas tanto por volantes como por cangaceiros. A seguir listamos aquelas que mais são vistas em fotos e vídeos da época ou descritas nas pesquisas (livros) pertinentes e confiáveis sobre o tema.


"... a grande mudança ocorrida com as armas foi sem dúvida a invenção da arma de fogo. Tecnicamente, as armas de fogo chamam-se “mecanismos de arremesso pirobalísticos”. 


Isto significa que a arma de fogo arremessa um projétil usando como fonte de energia um artifício pirotécnico. A explosão da pólvora, ou do propelente usado. 


A arma de fogo foi uma grande revolução tecnológica, que reflete mudanças profundas que estavam ocorrendo na sociedade europeia da Baixa Idade Média. 



Seu princípio de funcionamento é bastante simples dentro de um tubo, fechado numa das extremidades, coloca-se uma substância explosiva qualquer. Por tal substância é posto um projétil, e o tubo é apontado em direção ao objeto ao qual se quer atingir." Danielle Soares Leandro Rosendo


Fonte: facebook
Página: Renilson Soares

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário