Seguidores

quarta-feira, 10 de maio de 2017

O GALEGO COMEDOR DE ANGU E BATATA DOCE...

Material do acervo do pesquisador Giovane Gomes 

O Galego Comedor de Angu e de batata doce do Riacho do Ambrósio foi o apelido que Euclides Flor colocou em Altino Gomes quando ele foi senta praça na Volante Pernambucana.

Da esquerda para direita Altino Gomes de Sá, Pedro Aleixo de Carvalho e Sebastião Sobreira. Foto tirada no ano de 1928 na cidade Rio Branco, hoje Arco Verde. O Coronel Altino foi ferido no rosto no grande combate de Caraíbas, no Navio ,contra Lampião, em fevereiro de 1926.

Contrariando seu tio e padrinho Macário Gomes de Sá, Altino Gomes de Sá alista-se na temida Volante Nazarena na década de 20. Indo persegui o Rei do Cangaço, sua justificativa para entra na Polícia Militar de Pernambuco era luta do lado dos seus parentes e amigos Florestano.

Do Clã dos Gomes de Sá do riacho do Ambrósio ,uma numerosa família que habitava aquela região a séculos. 

Altino Gomes de Sá um homem de olhos azuis ,alto , forte e de uma valentia incomum.

O ferimento trouxe grandes transtornos físicos e emocionais pelo resto de seus dias, inclusive com formação de edema e constantes dores de cabeça. Os outros dois soldados também prestaram relevantes serviços no combate ao banditismo no Nordeste.

Livro O Canto do Acauã 2° Edição. Marilourdes Ferrez

A escritora Marilourdes Ferraz disse: 


Resultado de imagem para Marilourdes Ferraz

Agradeço a Giovane a citação do livro O Canto do Acauã (2a. edição) sobre o bravo Cel Altino Gomes de Sá. Acrescento que o Combate de Caraíbas foi considerado pelas Forças Volantes como o maior em Pernambuco.

Antes, houve um combate, o do Enforcado, dos Nazarenos contra os cangaceiros, que foi um exemplo de heroísmo e perseverança. Mas os combatentes que se ressaltaram a luta ainda não integravam as Forças Volantes. O Combate do Enforcado foi no ano de 1923.

O Combate da Serra Grande foi considerado um grande equivoco pelos experientes Nazarenos, que tiveram que seguir ordens dos comandantes, resultando em grande perdas para os sertanejos. O Cel. Manoel Flor não participou do Combate da Serra Grande.

https://www.facebook.com/
Página: Giovane Gomes
Grupo: Ofício das Espingardas


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário