Seguidores

sábado, 17 de junho de 2017

MESSIANISMO E CANGAÇO


Durante a Primeira República vários conflitos sociais emergiram, assim expressando as limitações da jovem republica brasileira, querendo garantir a todos a conquista da modernidade.

Canudos expressava um estado de carência social, mas, além disso, manifestava um desejo de religiosidade. Em 1893, Antônio Conselheiro fundou o Arraial de Canudos, a vida no Arraial era dedicada ao trabalho e as práticas religiosas. Os moradores dividiam-se para realizar as tarefas. O conselheiro obrigava todos a participarem dos cultos religiosos, era exigido respeito aos países o recato das mulheres.

De inicio a comunidade e o líder eram aceitos pelas autoridades, mas as pregações de Antônio Conselheiro incorporaram críticas duras a republica, pois Conselheiro de fendia o não pagamento de impostos. O que aumentou a população de Canudos foi quando os homens pobres venceram as três expedições enviadas pelo governo. Quando ocorreu a quarta expedição, Antônio Conselheiro morreu vítima de ferimentos resultantes de estilhaços de bombas. Mas mesmo assim a população não se rendeu, resistiram até ao esgotamento de suas forças, quando acabaram sendo destruídos.Violência e Cangaço

O cangaço se constituiu como uma força de contestação paralela aos movimentos messiânicos. Os cangaceiros e conselheiristas tinham em comum a condição social de homens humildes,ambos se revoltavam contra a miséria e as injustiças sociais. Os cangaceiros recorriam a violência em suas ações.

O movimento operário

Os operários trabalhavam até 16 horas diárias em condições insalubres e sob vigilância constante. Eles reivindicavam melhores condições de vida, de trabalho, de saúde e o direito de participar ativamente da vida política do país. Os operários organizaram greves como forma de direitos e benefícios.

Anarquismo e Anarcossindicalismo

Os anarquistas defendiam a supressão de toda forma de autoridade e a sua substituição por formas de livre associação...

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Messianismo-e-Canga%C3%A7o/53169677.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário