Seguidores

terça-feira, 1 de agosto de 2017

CORONEL JOÃO MARIA DE CARVALHO - IRMÃO DO CEL. LIBERATO DE CARVALHO, ESSE ÚLTIMO, GRANDE PERSEGUIDOR DE LAMPIÃO E SEUS GRUPOS.


Natural das terras da Serra Negra (atual Pedro Alexandre), na Bahia, filho de Pedro Alexandre, irmão de potentados como Liberato de Carvalho e Piduca Alexandre, a história de João Maria confunde-se com a própria história de Poço Redondo. Do lado de cá da fronteira foi possuidor de muitas fazendas, amigo fiel e protetor de muitos poço-redondenses, com grande influência e poder também por todo o sertão sergipano. Sua história precisa ser muito mais conhecida pelo poço-redondense de agora, pois nome cujo prestígio e fama vão muito além de apenas uma avenida com o seu nome. 


O Coronel João Maria não foi - como alguns asseveram - apenas um protetor de jagunços, cangaceiros e criminosos, mas homem que impôs seu poder também do lado da justiça social, da acolhida aos desfavorecidos, do zelo ao sertanejo necessitado. Foi, no mundo coronelista, exemplo maior de respeito e abnegação. Não se intimidou nem seu irmão Liberato, famoso comandante de volante, nem com Zé Rufino, caçador de cangaceiros, e todos ladeando o mesmo chão. Pelo contrário, fazia com que os próprios governantes respeitassem o seu nome e suas ações, tanto na Bahia como em Sergipe. João Maria de Carvalho nasceu em 24 de janeiro de 1890 e faleceu em 9 de agosto de 1963.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário