A vida
política de Padre Cícero é tão importante quanto a sua vida religiosa, pois
ambas foram polêmicas. Como religioso ele esteve sempre às turras com as
autoridades eclesiásticas, que o censuravam por causa da questão do milagre da
hóstia; como político ele sempre procurou manter uma conduta de harmonia e paz,
embora isso em alguns momentos não tenha sido possível.
Na verdade,
ele nunca quis ser político, como explicou no seu Testamento. Sua opção pelo
caminho sinuoso da política se deu de forma circunstancial e isso foi explorado
de várias maneiras pelos seus biógrafos, não havendo ainda consenso. Diante do
que foi publicado até hoje, dá para perceber que ninguém acredita na explicação
dada por ele mesmo. E não poderia ser diferente, pois em se tratando do Padre
Cícero tudo é controverso. Sua vida, tão cheia de ambiguidade, jamais deixará
de ser dissecada pela caneta dos seus biógrafos, cujos trabalhos já renderam
uma bibliografia com mais de 500 títulos.
Neste
trabalho, minha análise da vida política do Padre Cícero está baseada em dois
eventos significativos e polêmi-cos: a outorga da patente de Capitão a Lampião
(1926) e o Pacto dos Coronéis (1911).
Segundo os
pesquisadores, a vida política do Padre Cícero só foi tumultuada porque colada
a ela, como uma espécie de alter ego, esteve a figura emblemática do médico
baiano adotado pelo Juazeiro, Dr. Floro Bartholomeu da Costa.
Este estudo
deixa evidente que a vida política de Padre Cícero está intrinsicamente ligada
à de Floro, mas realmente era o médico baiano quem de fato articulava ou
maquinava tudo com ou sem o consentimento do Padre Cícero. Foi ele, com
habilidade e astúcia, quem colocou Padre Cícero no miolo da política cearense,
despertando contra o ingênuo Padre novato em política todo o rancor dos
adversários. E como Padre Cícero pagou caro por isso!
A vida
política do Santo dos Nordestinos é o retrato mais fiel da sua transição de
reverendo a lutador, fato notório que se repetiu em mais dois fenômenos
igualmente polêmicos: sua participação no movimento de emancipação política de
Juazeiro (1911) e na Sedição de 1914.
Daniel Walker
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Banca de Revistas de César. Praça Padre Cícero
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