Seguidores

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

MOSSORÓ E SUAS HISTÓRIAS

Por José Mendes Pereira
Mossoró

Mossoró é uma cidade localizada no Alto Oeste do Estado do Rio Grande do Norte. Ela é conhecida pela cidade do sal, devido a grande produção de sal que juntamente com as cidades de Macau e Areia Branca são os maiores produtores do Rio Grande do Norte. 

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de sal do Brasil! Devido à necessidade de suprir a demanda de sal marinho no mercado interno brasileiro, foi construído o Porto-Ilha de Areia Branca, em 1974. Todo o sal movimentado no porto é proveniente das salinas do Rio Grande do Norte.

Porto Ilha

Quem fala em Mossoró é possível que vem logo a lembrança de três momentos pioneiros que são: a abolição da escravatura, ficando negros livres, 


e o primeiro foto feminino da professora Celina Guimarães Viana 

Em 3 de novembro de 1930, o Brasil oficializou o direito de voto feminino. A data ficou conhecida como Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher. Professora Celina Guimarães Viana votando.

e a resistência do bando do sanguinário e perverso cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva o Lampião, que tentou arrancar dinheiro da cidade, mas foi derrotado pelo prefeito Rodolfo Fernandes que havia preparado a cidade com homens armados para defender a cidade do famoso e respeitado bando de facínoras da Empresa de Cangaceiros & Cia do capitão Lampião lá cidade de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco.


O capitão Lampião tinha toda certeza que sairia daqui com muito dinheiro nos bolsos, ma se enganou por completo, Mossoró estava bem armada. Vendo que não ganharia a guerra Lampião chamou os seus homens e se mandou desconfiado em direção ao Estado do Ceará. 

Se Lampião não tivesse avisado que entraria em Mossoró que entraria em Mossoró teria levado o que ele queria, porque o prefeito não teria tempo de formar um grupo de resistentes para defender a cidade. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário