Seguidores

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

SERTÃO GOSTOSO

Clerisvaldo B. Chagas, 6 de dezembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.020

SERRA AGUDA (FOTO: B. CHAGAS).
Novamente o tempo mudou completamente, ontem, em Santana do Ipanema e sertão inteiro. E como dissemos anteriormente, ficamos aguardando pelo dia os locais chovidos na noite anterior. E as notícias foram excelentes para a faixa sertaneja do Rio São Francisco e proximidades, como Pão de Açúcar, Belo Monte, Delmiro Gouveia, Batalha, Jacaré dos Homens, Jaramataia e o grande sítio Olho d’Água do Amaro, entre Santana e Senador Rui Palmeira. Só não sabemos se isso é suficiente para evitar carro-pipa rodando nas caatingas. Na tarde de ontem, quarta, o tempo voltou a cercar a nossa Capital do Sertão com nuvens pesadas e muito escuras. E pelo que se via no céu, a cidade ficou até receosa de uma pesadona daquelas.
Pela tardinha o velho trovão voltou a arrotar muito valente. No início parecia móveis arrastados na sala. Rsssss... Depois imitando mil bombas de São João: ssstbum... Bum... Bummmmm!... “Corre, menino – o menino sou eu mesmo – feche a porta da rua e dos fundos que o trovão está valente!”. Kkkkkk, eu sozinho em casa criando personagens. Caem os primeiros pingos com o espaço recomendando cautela. O trovão abusado ronca e o relâmpago clareia o mundo, Zé! Ligar TV é muito perigoso nessas circunstâncias. E logo na hora do Jornal, amigo! Computador? Nem pensar! “Corre, Zezinho, vá espiar o cuscuz no fogo, menino danado!”. Virei-me no Zezinho e corri lá. “Não esqueça às velas, caixa de fósforos e lâmpada de emergência... A luz apaga nestante!”.
O vento levou as nuvens para distante da cidade e ficaram apenas as ameaças do trovejar e a insistência do relâmpago. Tempo limpo novamente, vamos registrar os fatos. Para o novo amanhecer, ficamos aguardando o paradeiro das chuvas. Quando se aproxima o Natal, é costume cair um bom volume d’água para enverdecer o cinza do plano e dos montes. E nós santanenses, após a peneirada do céu, aguardamos três quatro dias, para notar a mudança no serrote do Cruzeiro, na Reserva Tocaia, no serrote do Gonçalinho... Na serra Aguda, elevações que a circundam a urbe. Bem, ainda não foi dessa vez que choveu bem em Santana. Quem sabe, amanhã! E como disse certa vez o padre José Augusto: “mas venha mansa”.
Ô Sertão gostoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário