Seguidores

quarta-feira, 3 de abril de 2019

OS CASAIS DO CRIME


 Por Geziel Moura

Diante de perspectiva histórica, não consigo vislumbrar qualquer semelhança, entre a saga dos casais de criminosos estadunidenses, Bonnie Parker e Clyde Barrow, o conhecidíssimos Bonnie e Clyde, e o brasileiro Virgolino Ferreira e Maria Gomes, que vai além do fato de ambos terem sido mortos em meados dos anos 30.


Nesta direção, o que se pode observar é que as "dissonâncias" são mais contundentes que as "consonâncias" nas histórias daquelas personalidades fabricadas principalmente pela mídia de seus países. Em primeiro lugar, a condição de aparecimento de Lampião e Maria Bonita, é totalmente diferente da que ocorreu com Bonnie e Clyde, o primeiro foi resultado de contexto histórico e cultural, que produziu o banditismo rural no nordeste, cujo nome cangaço e cangaceiro fora forjado antes de seus nascimentos, aliado a isto, temos neste casal, estética e modus operandi, específicos e singulares.


A forma de crime praticado por Bonnie e Clyde, que transitava entre assaltos à bancos, postos de combustíveis e pequenos comércios, cujo grupo não passavam de 6 componentes, quando muito, nada mudou depois de sua morte, por mais que a presença efetiva de mulheres, não seja comum em tais assaltos, fato que notabilizou Bonnie Parker nas colunas policias dos Estados Unidos.




Do ponto de vista da longevidade, a diferença entre as duplas se distancia mais ainda, pois o cangaço de Lampião durou cerca de 20 anos e o de Bonnie e Clyde menos de 4 anos, quando foram emboscados pela polícia, numa estrada da Louisiana, podemos até considerar que ambas as mortes dos casais, tiveram condições análogas, por ser de emboscada, porém análise mais aprofundada do acontecimento, tais condições, não passaria de "avizinhamento" de eventos.






Entretanto, há de ter um elemento muito sugestivo, que tornou possível o fim das duplas de criminosos, aliado às outras condições, obviamente.Refiro-me a mídia, principalmente os jornais da época, que ao "glamorizar" por meio de imagens do casal, os colocou em rota de colisão com a polícia. Portanto, tanto Lampião e Maria Bonita quanto Bonnie e Clyde se tornaram mais importante no pós morte do que em vida.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário