Seguidores

terça-feira, 27 de outubro de 2020

O INFORTUNADO AMOR SERESTEIRO.

 Por João Filho de Paula Pessoa

Gitirana era um cangaceiro com dons artísticos, era seresteiro, repentista, fazia poemas, tocava, cantava e dançava. Entrou no cangaço em 1937, no grupo de Corisco, para vingar a morte de seu pai, morto por um volante. Em 1938 encantou-se e envolveu-se, clandestinamente, com Cristina, mulher do Cangaceiro Português, chefe de outro sub grupo. 

A Traição foi descoberta e discutida no bando, a regra para traição era a morte, sendo que, desta vez, o amante da história era cabra de Corisco e Português era conhecido como covarde. Corisco sabia que ele não trataria a coisa de “homem para homem”, pois percebeu seu conluio com Catingueira para que este matasse Gitirana em seu lugar, e sabia que seria pelas costas como já fizeram antes com um cabra de seu grupo e intercedeu dizendo que Português cuidasse de sua mulher, que de seu cabra cuidava ele. 

O clima ficou tenso entre os bandos, Cristina pediu a Corisco para ficar em seu grupo, pois gostava de Gitirana, mas este negou dizendo que isso só pioraria a situação entre os grupos. 

Maria Bonita se manifestou pela punição de Cristina para não desmoralizar Português, Lampião apoiou Corisco, e Português ficou encarregado de resolver seu problema e limpar sua honra por conta própria. Diante da tensão do caso, Corisco mudou-se de coito com seu grupo, dentre estes Gitirana. 

Cristina permaneceu no acampamento e alguns dias depois Lampião mandou um coiteiro conduzi-la de volta à sua casa. No Caminho, foram emboscados por três cangaceiros e Cristina foi morta à facadas e enterrada em cova rasa, por encomenda de Português que não se fez presente no ataque. 

Uma semana após a morte de Cristina houve a emboscada de Angico que matou Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros. Gitirana continuou no Cangaço com Corisco, mas em 1939 conheceu a jovem Maria de Jesus, com quem se afastou do bando. Em 1940 foi preso em Salgueiro/Pe e levado para Salvador/Ba onde cumpriu pena e foi anistiado pelo Governo, morreu tempos depois de tuberculose. João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce. 13/01/2020.

Obs: Nossos Contos também são contados em vídeos no YouTube - Canal Contos do Cangaço. https://www.youtube.com/channel/UCAAecwG7geznsIWODlDJBrA

 https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário