Seguidores

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

LAMPIÃO NA FAZENDA JARAMATAIA EM CARARU-SE.

 Por Helton Araújo

Em Agosto de 1929 o bando de Lampião esteve na Fazenda Jaramataia em Gararu-SE , de propriedade de Antônio Caixeiro pai do poderoso Eronides de Carvalho.

Detalhes:

1- Os cangaceiros montados a cavalo, fato que não era tão comum devido as perseguições imposta pelas Forças Volantes, os animais deixavam grandes rastros fáceis para um bom rastejador encontrar. (Porém em um alguns casos de fato os cangaceiros se deslocaram a cavalo ).

2 - Ao fundo vemos dois homens montados em cavalos, podendo ser supostamente jagunços de Eronides de Carvalho.

3 - Na foto popular na sede da Fazenda Jaramataia que os cangaceiros pousam para as lentes de Eronides de Carvalho, dos que lá se fizeram presentes, pela minha análise falta nesta foto apenas o cangaceiro Virgínio Fortunato vulgo Moderno.

4 - Alguns cangaceiros não aparecem nas fotografias, pois estavam espalhados pela fazenda. Algumas fontes chegam a dizer que havia neste dia até 20 cangaceiros na Fazenda.

5 - Nessa ocasião através de Eronides, os cangaceiros conheceram as propriedades analgésica de um remédio (Aspirina). Volta Seca estava com o rosto inchado (é perceptível na foto em frente a sede da fazenda) devido a uma forte dor de dente, após tomar o medicamento horas depois ele estaria bem melhor.

Antônio Caixeiro e seu filho Eronides de Carvalho (que foi Governador do Sergipe), por muitos anos foram coiteiros de Lampião.

Segue as identificações dos cangaceiros da esquerda para direita :

Volta Seca, Mariano, Arvoredo, Mourão, Zé Baiano, Calais, Lampião e Ezequiel Ferreira vulgo Ponto Fino, irmão de Lampião.

Foto : Eronides de Carvalho

Via : Cangaço na Literatura de Robério Santos

Edição, identificação e texto : Helton Araújo

 https://www.facebook.com/photo/?fbid=114503384393372&set=gm.425135922607235

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário