Seguidores

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

MINHAS INQUIETAÇÕES ASSIM DIZIA O ESCRITOR ALCINO ALVES COSTA

Por José Mendes Pereira

Este link não tem nada a ver com o que escrevi. Apenas postei a foto com Candeeiro e Aderbal Nogueira. - http://cariricangaco.blogspot.com/2014/02/a-visita-de-candeeiro-fortaleza.html

Em um material que eu li ou em um vídeo, não tenho muita lembrança, e que no momento, eu não disponho da fonte, que o bom mesmo é apresentar ao leitor a origem do fato registrado, mas que eu não estou criando isto, e não tenho segurança em afirmar que, foi em um documento (Vídeo ou escrito) do cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira, que o Manoel Dantas Loyola o ex-cangaceiro Candeeiro, afirma que Maria Bonita chegou a ter ciúmes da amizade dele com o capitão Lampião. Mas o facínora Candeeiro não explicou o motivo dos ciúmes.

Foto colorida por Rubens Antonio.

Aí surgem somente as minhas perguntas:

1 - Qual teria sido o motivo que despertou ciúmes de Maria Bonita sobre a amizade do cangaceiro Candeeiro com o perverso e sanguinário capitão Lampião?

2 - Será que Candeeiro sabia da vida amorosa do rei do cangaço com alguma mulher por este sertão sofrido, e Maria Bonita imaginava isto? 

3 - Ou teria Maria Bonita colocada em sua mente que aquela amizade de Lampião com Candeeiro, nada mais era do que, trazendo e levando bilhetes de futuras amantes do seu companheiro?

Mas Maria Bonita podia ficar quietinha, porque, não tinha nenhum problema que Candeeiro e Lampião mantivessem as suas boas amizades, porque, durante um ano e poucos meses que o cangaceiro fez parte do cangaço do velho guerreiro, era ele quem levava as solicitações de dinheiro às vítimas escolhidas pelo capitão Lampião, e também trazia os recados dos fazendeiros, informando que no momento não tinham condições de servirem ao facínora ou vice-versa. 

http://josemendeshistoriador.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário