Seguidores

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

REVENDO - A NOSSA QUERIDA FRANCISCA ROSA XAXÁ FOI PARA PERTO DE DEUS, E EU NÃO TINHA TOMADO CONHECIMENTO!

 Por José Mendes Pereira 

Neta Xaxá.

Eu não sabia que a professora Francisca Rosa Xaxá tinha partido ontem para a eternidade. Só agora foi que tomei conhecimento da sua partida, contaram-me o meu cunhado Nezinho e sua esposa Neci Mendes. Ela e eu tínhamos combinados, que assim que a Pandemia chegasse ao fim, faríamos um trabalho sobre a família Xaxá e Galdino, principalmente a Xaxá, porque ela conhecia tudo sobre os nossos descendentes, assim como eu que conheço sobre a família Galdino, a qual faço parte, aliás, das duas famílias.

Meu pai Pedro Nél Pereira era filho de Herculana Maria da Conceição, sendo ela filha de Joana Maria do Vale Xaxá e Galdino Pereira Xaxá. ambos Xaxás da gema. Já a Francisca Rosa Xaxá era prima legítima da minha avó Herculana e sobrinha do Galdino que era meu bisavô. Francisca Rosa era também Xaxá da mesma gema da minha avó.

José Mendes Pereira e seu primo Júlio Batista Pereira na ponte de trem em Mossoró. Foto feita por Eraldo Xaxá.

Eraldo Xaxá nosso primo de 2º grau na ponte de trem em Mossoró. 
Foto feita por José Mendes Pereira

A última vez que eu estive na casa de Creuza Xaxá, sua irmã, foi em companhia do Eraldo seu sobrinho, além do Júlio Batista Pereira, e nesse dia, nós fomos até a ponte de trem em Mossoró, no Alto da Conceição e fizemos fotos por lá. Nós três fomos adeptos da Editora Comercial S/A. durante alguns anos. Júlio eu, além da Editora, fomos internos na Casa de Menores Mário Negócio.

Eraldo Xaxá em pé e dona Antonia Xaxá sentada, ambos faleceram recentemente de covid-19.

De dois anos para cá, viajaram para a Casa do Senhor "7 Xaxás", incluindo três dos seus irmãos, além do sobrinho Eraldo Xaxá e sua irmã Antonia Xaxá que era mãe do Eraldo, ambos faleceram de covid-19 pouco mais de um mês. Você Rosa, foi a última dos Xaxás que Deus chamou.


Arrependi-me de não ter apresentado a ela uma foto doada a mim, pelo Jorge Braz de Medeiros (falecido recentemente), e nela, aparecem as seguintes pessoas que eram do nosso convívio: dona Caboclinha que era  diretora da Casa de Menores Mário Negócio, as professoras irmãs Lucy Pinheiro Costa, Maria Stela Pinheiro Costa que foi minha professora no 5º ano primário, e patrona da Escola Estadual Maria Stela Pinheiro Costa, dona Maria da Conceição, Huguinelma, além de outras pessoas, todas trabalharam na Casa de Menores Máreio Negócio, onde a Francisca Rosa Xaxá também fez parte dali. Foi professora durante alguns anos da casa, e que eu também fiz parte como interno de lá durante oito anos.

Francisca Rosa Xaxá é a primeira da esquerda.

Adeus, Francisca Rosa Xaxá! Um dia nós nos veremos na Casa do Senhor! Eu não sei dizer com certeza, acho que a estrada talvez seja outra, mas o caminho não será diferente, irei pelo o mesmo que você foi. Guarda lá um cantinho para todos os que fazem parte da sua família!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário