Seguidores

sexta-feira, 17 de junho de 2022

DA BATALHA ENTRE MONTES E FEITOSAS VEIO O NOME "ARRAIAL", ORIGEM DOS DANTAS E RIBEIROS DE MISSÃO VELHA

 Por João Macedo

Casa do Cel. José Dantas (Zeca Dantas) no Arraial

Arraial é um território de Missão Velha que povoa minha memória. Reduto dos Dantas e Ribeiros, foi lá onde pontuou meu avô Zeca Dantas, caminhando prosista no alto do velho aqueduto, obra feita para carrear a água das cabeceiras do Salgado para o balouçante canavial. Onde também transitavam os que vinham de Juazeiro para Missão Velha margeando desde 1925 a linha do trem.

Adiante do Arraial, onde o mesmo Salgado se precipita em pedras gigantes, formando a anciente Cachoeira, ergue-se o Barreiro, canto de repouso do Padre Cícero, de Dr. Floro Bartolomeu, e depois lugar das empreitadas do Cel. Sinhô Dantas. No Arraial, acrescente-se, nasceu minha mãe, que anos a fio lembrava das enchentes pavorosas do rio e de sua infância mesclada da escuridão do velho sótão da casa de Zeca Dantas, cômodo superior onde aplacava a fotobia terrível do tracoma que assolava naqueles tempos. E, ainda, foi no Arraial de cima, beirando o Salamanca, que meu pai extendeu com suor sua produção de rapadura e amealhou pastagens para o gado, que lhe renderam arduamente a educação dos sete filhos na capital.

Carta de João Brígido a Dr. Pedro Théberg de 19 de dezembro de 1859.

Preocupado com as palavras e seus significados, sempre me intrigou, no entanto, o porquê desse nome Arraial. O dicionário não ajudava: "lugarejo de caráter provisório, temporário". Como assim, se há muito ali era um território extenso e perenemente habitado por tanta gente? Foi então voltando ao século XIX que fui socorrido nesse mister de encontrar razão para esse nome de tom meio messiânico, epopeico - talvez por evocação daquele que fora o mais famoso de todos, o arraial de Canudos.

Dei-me, então, com uma bendita carta de 19 de dezembro de 1859, do historiador João Brígido ao Dr. Pedro Théberge, interessante médico francês radicado no Icó, e nome hoje de uma das principais artérias de Fortaleza. A missiva desvendou que algumas localidades rurais de Missão Velha, região dos Cariris Novos, em tendo sido um dos palcos da famosa batalha entre os Montes e os Feitosas, acabaram recebendo nomes que tiveram a ver com esse conflito. Assim, o “sítio Arraial ficou conhecido por terem ali se acampado essas tropas".

Na mesma linha, surgiu o sítio Emboscadas, "por se terem ali emboscado na beira do Rio Salgado". E, ainda, o sítio Ossos, assim nominado por abrigar por tempo sobre a terra as ossadas dos vários que tombaram na infeliz refrega envolvendo as duas famílias (essa última uma anotação do médico e botânico carioca Dr Freire Alemão, quando de sua passagem por Missão Velha, instruído pelo Professor Bernardino Gomes de Araújo). Nomes todos com marcas sofridas de nossa história civilizatória convertidos em repositórios de muitos afetos e lembranças dos que dali se originaram.

João Macedo Coelho Filho; médico e escritor - (adendos a “Bala de Algodão", Fortaleza: Expressão Gráfica, 2022).

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/06/da-batalha-entre-montes-e-feitosas-veio.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário