Seguidores

domingo, 25 de agosto de 2024

LAMPIÃO E A MORTE DE CHICO CHICOTE - A TRAGÉDIA DAS GUARIBAS

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=MpjZbbRLf28&t=351s

Após espalhar a notícia de que estavam no encalço de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, o Rei do Cangaço e seu Bando de Cangaceiros, uma junção de três Forças Policiais Volantes, sendo uma pernambucana, uma cearense e outra paraibana, auxiliadas por civis, cercaram e atacaram a fazenda e após trinta e uma horas de cerrado tiroteio conseguiram eliminar o bravo, valente e temido Chico Chicote e parte de seus apoiadores.
O "Fogo das Guaribas" aconteceu no dia primeiro de fevereiro de 1927, na Fazenda Guaribas de propriedade do coronel Francisco Pereira de Lucena, conhecido como "Chico Chicote", localizada entre os municípios de Porteiras e Brejo Santo no estado do Ceará.
Ficando esse fato conhecido na história como a "Tragédia das Guaribas".

Fonte: Relato baseado no livro Lampião a Raposa das Caatingas - José Bezerra Lima Irmão.
Relacionados: Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota de Angico, Contos do cangaço no sertão, cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco.
Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.
#NoRastroDoCangaço Vejam também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário