Por Histórias do Cinema...
https://www.youtube.com/watch?v=lmqd-ijH2cQ
Único registro fílmico de "Lampião", realizado por Benjamin Abrahão. O cineasta solicitou e obteve do "Rei do Cangaço" a permissão para acompanhar o bando na caatinga e realizar as imagens que o imortalizaram. Para tanto teve a parceria do cearense Ademar Bezerra de Albuquerque, dono da ABAFILM que, além de emprestar os equipamentos, ensinou o fotógrafo seu uso. Por ao menos duas ocasiões esteve junto ao bando de Lampião, realizando seu mister.
Para a realização do filme Abrahão contou com verdadeiro trabalho de aproximação junto ao bando, que fugia da perseguição cada vez mais feroz do governo. O encontro veio finalmente a ocorrer em um lugar chamado Bom Nome, onde o cangaceiro, desconfiado, primeiro realizou ele mesmo a filmagem do ex-mascate (em trecho que se perdeu) e só então consentiu fosse filmado. Abrahão retorna a Fortaleza, onde este primeiro sucesso permite-lhe obter mais rolos de filmes, e voltar para registrar o bandoleiro e sua caterva, sendo que o resultado dessa segunda incursão também se perdeu. Abrahão passou a ser considerado suspeito, pois além das filmagens, enviava matérias aos jornais, relatando suas aventuras - o seu conhecimento do paradeiro do bando era indício por demais forte de seu envolvimento com este.
Dê um "Like" ("joinha") aqui deste Trailer e depois no "Siga" do nosso Canal Oficial aqui no Youtube e nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece na História do Cinema Brasileiro!
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário