Seguidores

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O cangaceiro Chico Pereira

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTxPUTRJqVUm2fxcML6ZQuR0XHs2Z8tehH-2Qs8X0kaccjWjXtE
Chico Pereira

Diz o pesquisador e colecionador do cangaço,

http://profile.ak.fbcdn.net/hprofile-ak-snc4/41676_100000362711155_9310_n.jpg

Dr. Ivanildo Alves da Silveira, que Chico Pereira foi um dos homens mais destemidos do sertão paraibano, que fez justiça com as próprias mãos. Quando foi julgado pela morte do assassino do seu pai, foi absolvido em júri popular, lá na Paraíba. Mas foi acusado pelas autoridades de um crime que não cometeu no Rio Grande do Norte.

Apesar de sempre cair em falha contra as autoridades, e geralmente apadrinhado pelo governador da Paraíba, mesmo assim foi trazido para o nosso Estado, e aqui foi entregue à justiça para ser julgado.

No período em que Chico Pereira foi morto, já estava com vinte e oito anos de idade. Maria Egilda, sua mãe, não teve pelo menos o desprazer de enterrar o filho, tendo recebido orientação do advogado,

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisL_yAnmkBWfz60XIhgjgZJ68v00jXbaSeWBhXqBNuAFt4-NbDatZzM4DrQz8svWvAhNJ5WQWPx26wDIn-kB48PZUsgi91i5DSnAzc8ZonN2G8ElXU-bVuNkLCT5RHeGc0Wy5mZGAJ4So/s400/CafeFilho01.jpg

Doutor João Café Filho (este posteriormente tornou-se vice-presidente do Brasil e em seguida, Presidente geral da nação brasileira),  fazendo alerta aos familiares que não fossem pisar em terras do Estado do Rio Grande do Norte, para não ser apanhados pelas autoridades que chacinaram Chico Pereira.

Diz ainda o dr. Ivanildo Alves da Silveira, que a tragédia continuou com o assassinato inesperado do irmão de Chico Pereira, o Aproniano, e a morte do outro irmão, Abdon, que estudava medicina no Rio de Janeiro, e faleceu de tuberculose.

Conversas entre os dentes, diziam que os mandantes da morte de João Pereira, o pai de Chico Pereira, eram pessoas importantes da cidade de Sousa. Um deles, um senhor de nome Otávio Mariz.

Dos quatro filhos do coronel João Pereira, o único que sobreviveu foi o Abdias, que veio a falecer no dia 28 de julho de 2004, com cento e três anos de idade.

Como diz o escritor Alcindo Alves da Costa: “Minhas inquietações”.

1 - Se analisarmos cuidadosamente, é provável e óbvio que Café Filho não participou da tragédia de Chico Pereira, mas com certeza, muito antes deste dia, ele já sabia da trama, e tinha razão de não ficar contrário às autoridades policiais.

2 - Se Café Filho achava que o seu cliente poderia ser morto naquele dia, como tomou conhecimento, se ele não era detetive, psicólogo ou outra coisa parecida?

3 - Se ele iria em seu carro atrás da escolta para acompanhar o seu cliente, por que lhe causaria medo?

4 - Qual o motivo da Dona Maria Egilda, a mãe de Chico Pereira, ser alvo dos militares, se ela tivesse ido apanhar o cadáver do seu filho, já que o verdadeiro marginal era ele, e não ela?

Desculpa-me Café Filho, mas o senhor conhecia bem o malabarismo dos policiais. No meu entender, o senhor estava envolvido nessa trama. Essa é que é a verdade. E sendo o senhor advogado, saiu-se muito bem obrigado.


Fontes de pesquisas: 
Ivanildo Alves da Silveira, Romero Cardoso 
e Wolney Liberato

José Mendes Pereira




Um comentário:

  1. Anônimo21:12:00

    Boa noite Dr. Ivanildo Alves,
    Concordo com o senhor, que Chico Pereira foi o sertanejo mais destemido do sertão paraibano. Chico Pereira prendeu o assassino que matou seu Pai João Pereira e entregou o preso vivo ao delegado, o delegado na mesma semana soltou o preso Chico Dias, foi uma armação macabra dos poderosos da Cidade de Sousa, Chico Pereira revoltado matou o assassino Chico Dias, Aproniano também de muita coragem, mas ele cai numa armação bem planejada e mais uma morte misteriosa,
    A família Pereira da Fazenda Jacu foi à família mais torturada psicologicamente de todos os Cangaceiros.
    Gostaria de lembra ao amigo, que depois da traição de João Suassuna PB e Juvenal Lamartine RN para matar Chico Pereira, mês depois a casa de Café Filho no Bairro das Rocas na Cidade de Natal foi invadida pelos os mesmo Militares que matou Chico Pereira, praticaram Vandalismo e torturas com a família de Café Filho.
    Parabéns Dr. Ivanildo.
    Sou um admirador da Cultura Sertaneja.
    Francisco Nunes

    ResponderExcluir