Seguidores

sábado, 17 de setembro de 2011

Apresentação


Cariri Cangaço - evento de cunho turístico-cultural e histórico e científico; em sua edição 2011, acontecerá na Região do Cariri, sul do estado do Ceará, tendo como cidades anfitriãs: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha,Aurora e Barro . Reunirá a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais; do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Cangaço, Tradições e Histórias do Nordeste.
O Evento em sua terceira edição terá um conjunto de 17 conferências, seguidas de debates, abordando temáticas ligadas à historiografia nordestina - sub tema: Da Insurreição a Sedição; distribuídas durante o período de realização do mesmo; 6 dias ; nos 6 municípios anfitriões. Os conferencistas são pesquisadores, estudiosos, escritores e professores, de renome nacional.

Será apresentada a III Mostra Cariri Cangaço de Cinema, Vídeo e Documentários, possibilitando aos participantes uma maior interação com a temática a partir dos trabalhos apresentados. Teremos a III Latada do Livro Cariri Cangaço, onde os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com as principais obras literárias sobre a temática. Teremos o III Grande Salão Cariri Cangaço, onde serão lançadas novas obras literárias sobre a temática; de autores de todo o Nordeste e também São Paulo, e em especial com a parceria do Jornal O Povo, teremos em noite solene de abertura do evento, o Lançamento Especial da Revista Cariri Cangaço.

Teremos o lançamento em "Avant premier"  da minissérie Sedição de Juazeiro, uma produção da FGF Tv e ainda a Exposição "Lampião" do acervo da Abafilm

São mais de 110 profissionais envolvidos na construção e produção do Cariri Cangaço; teremos distribuídas nos seis dias de evento, 10 Apresentações Artísticas, com as mais significativas manifestações culturais e folclóricas de toda região do Cariri, das áreas das Artes Cênicas, Música Dañça e Cultura Popular.

Em sua primeira edição, o Cariri Cangaço 2009 - Lampião no Ceará , Verdades e Mentiras; reuniu 79 personalidades do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao nordeste e ao cangaço; recebemos no cariri cearense 197 participantes de 12 estados da federação; Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal; além dos mais 1.500 participantes dos municípios promotores. Durante seis dias no ano de 2009; entre 22 e 27 de setembro, foram realizadas 19 Conferências, seguidas de debates, 21 Visitas Técnicas e 23 Apresentações Artísticas. Foram inauguradas a I Mostra de Cinema e Vídeo Cariri Cangaço, como também foi lançada a I Latada do Livro Cariri Cangaço, tivemos ainda o lançamento de 6 novos livros de escritores dos estados de Pernambuco, Ceará, Distrito Federal e Minas Gerais;

Em sua segunda edição, o Cariri Cangaço 2010 - Coronéis, Beatos e Cangaceiros; reuniu 104 personalidades, entre pesquisadores, escritores, documentaristas e cineastas, entre outros, vindos de 14 estados de nosso País: Foram 16 Conferências e uma programação dinâmica e plural, com a chegada do município de Aurora, tivemos atividades itinerantes nas cinco cidades anfitriãs: Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha e Aurora; com debates, discussões, aprofudamento, visitas técnicas, mostra de folclore. Com a participação de 1.109 pessoas em seus seis dias de realização,o Cariri Cangaço se consolida como uma das maiores iniciativas do gênero, em todo o Brasil.
 
Este ano o Cariri Cangaço 2011 - da Insurreição a Sedição;  apresenta como temática principal A Insurreição de 1817, momento marcante da vida nacional quando heróis cratenses como Bárbara de Alencar e seus filhos, Martiniano de Alencar e Tristão Gonçalves, formaram dentre os pilares principais pela independencia do Brasil e a Sedição de Juazeiro de 1914, episódio épico em que se degladiaram, as forças políticas e oliguarquicas de Juazeiro do Padre Cícero, do Governo Federal da Velha República e do estado do Ceará; tudo isso e muito mais no Cariri Cangaço 2011.



O Cariri Cangaço é uma promoção da Cariri do Brasil; uma realização das prefeituras municipais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha,Aurora e Barro, URCA/PROEX e ainda o apoio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará,  do ICC - Instituto Cultural do Cariri, do Centro Pró Memória, do ICVC- Instituto Cultural do Vale Caririense, da Associação de Cordelista de Crato, do Ponto de Cultura Lira Nordestina, do SEBRAE, do SESC e do Centro Cultural Banco do Nordeste. Possui ainda as parcerias vitais do Grupo Empresarial Guanabara, Grupo de Comunicação O POVO, Cajuina São Geraldo, Pasárgada Parque Hotel e Revista Nordeste VinteUM.

Manoel Severo
Curador e Coordenador do Cariri Cangaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário