Seguidores

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O mais antigo romance jornalístico sobre polêmico tema cangaço:

Por: Guilherme Machado

Romance Lampião. Do médico escritor Dr. Ranulfo Prata. Lançou o livro em 1933, na cidade de Simão Dias - Sergipe, Uma obra prima do Cangaço. Até Lampião leu o livro e não gostou do que l eu, jurando se vingar de quem o escreveu!


O mais antigo escritor do polêmico tema cangaço: O livro é datado de 1933, e foi escrito  pelo Doutor  Ranulfo Prata.  


Ranulfo Prata foi um médico e escritor brasileiro nascido em 1896 em Lagarto (Sergipe), sendo autor de “O Triunfo” (1918) Lampião em 1933  e “Navios Iluminados” (1937). Morreu em Santos em 1942. 

O Livro Lampião do médico Ranulfo Prata foi terminado no final de 1932 e lançado no início do ano de 1933, na cidade de Simão Dias Sergipe...  

Segundo relatos da polícia da época e do próprio escritor, Lampião  andava com um exemplar do livro, e segundo relato do escritor na contra capa da 2ª Edição em 1938.  Em relato o escritor afirma que o destemido Lampião jurava em por as mãos no sujeitinho escrevedor daquele livro difamador. 
De cangaceiros cabras machos... Este é o meu palpite! Tá explicado porque o Doutor Ranulfo morava no Sul do país e morreu, tão longe do seu torrão natal.

Palpite de Guilherme Machado dos Santos...

Extraído do blog: 
Portal do Cangaço de Serrinha - BA
do amigo Guilherme Machado.
http://portaldocangaço.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário