Por Guilherme Machado
![[semp+020.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAT9X5zVuy9HvlCsic3RDnXbl7O9CLEH2aucB_-bWpLNZAuf27nF5Zb7zguMO8WkfVH7z3rr8mWcmyrOBhqqdFvWcktIhl43YzmqK4yo8wE0nJfzoiTdGzEuIF7g-qDDqnu776IR8DKdSi/s220/semp+020.jpg)
Cangaceiros, Coiteiros e Volantes. Autor: Doutor José Anderson Nascimento, Ano 1998.

José Anderson Nascimento é jurista, historiador, acadêmico, sociólogo, orador e conferencista. Nasceu em Aracaju-SE. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe em 1969.

Teve militância na política estudantil. Colaborou nos jornais Gazeta de Sergipe, Sergipe Jornal e Diário de Aracaju. Dedica-se à advocacia desde os tempos acadêmicos, bem assim ao magistério, tendo inicialmente lecionado as disciplinas: Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira, nos colégios estaduais Presidente Castelo Branco e Costa e Silva e no Instituto de Educação Rui Barbosa.
Foi secretário particular do Prefeito de Aracaju, Godofredo Diniz Gonçalves, no ano de 1963. Casou-se em 1966, com a advogada Luzia Maria da Costa Nascimento, hoje Defensora Pública de Aracaju e pós-graduada em Direito Público.
É um livro que relata a epopeia do ciclo do cangaceirismo do Nordeste até o seu drámatico desfecho com os assassinatos de

Vírgulino Ferreira da Silva, o legendário "Lampião" e do seu vingador, Cristino Gomes, o temido "Corisco".

José Anderson do Nascimento oferece ao leitor uma visão rica e detalhada sobre essa fase da vida nordestinas, descrevendo, com neutralidade, os acontecimentos que marcaram aquele turbulento espaço da história do Brasil.
Extraído do blog:
Portal do Cangaço" do amigo Guilherme Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário