Mauriti. Erosão, mato crescendo e tudo parado. Foi isso que viu a comissão de 14 deputados federais de oposição à presidente Dilma Rousseff - a maioria do PSDB - ao visitar ontem, trechos das obras de transposição do Rio São Francisco, em Mauriti, no Cariri cearense,a 600 quilometros da capital.
"A situação é estarrecedora; de descaso total. O custo, que era de R$ 4,8 bilhões, foi reajustado para R$ 8,2 bilhões no início deste mês. Só para refazer essa parte que foi danificada pelas constantes paralisações vai se gastar uma fortuna", disse o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).
As obras da transposição começaram em 2007. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva previa inaugurar a obra em 2010. Trata-se de um dos projetos mais caros do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A construção de cerca de 600 quilômetros de canais de concreto que desviarão parte das águas do rio ainda deve consumir mais 45 meses.
No início de fevereiro deste ano, a presidente Dilma Rousseff esteve em Mauriti, onde afirmou que os contratos estavam sendo revistos e que os serviços seriam retomados.
Ela disse também que novas empresas seriam contratadas para acelerar os trabalhos e consertar trechos que estão danificados. As novas licitações fizeram com que o preço da transposição aumentasse em mais de R$ 2,6 bilhões. Gomes de Matos disse que foi feito um "arremedo" onde a presidente esteve e só. "Continua tudo abandonado", informou o deputado tucano. "Isso comprova o desprestígio dos atuais governantes locais e desconstrói falsas propagandas sobre a transposição", comentou o presidente do PSDB cearense, Marcos Cals, que também acompanhou a visita à obra.
O trecho vistoriado ontem pela oposição integra o eixo Norte do projeto. No local, a comitiva encontrou feitos o aterro e escavações, mas viu o canal tomado pelo mato e ameaçado pela erosão. Alguns moradores disseram que abriram mão de suas plantações de caju porque as propriedades ficavam no traçado do canal. Hoje, eles estão sem fazer nada e sem nenhuma fonte de renda.
Descaso
Outro exemplo de descaso, apontado pelos parlamentares fica no lote 14 da transposição, a aproximadamente 100 km de Mauriti, em São José das Piranhas, onde está sendo construído um túnel de 13 km.
Visitado pelo então presidente Lula no final de seu mandato, em 2010, o túnel sofreu um desabamento parcial em abril de 2011, quando o governo defendeu que nenhum operário da obra teria se ferido.
"É vergonhoso o que vimos até agora. A obra está parada e o que foi feito assoreou", declarou o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT). Essa foi a primeira de uma série de visitas que a comissão pretendente fazer as obras do Rio São Francisco.
Segundo o Ministério da Integração, é responsabilidade das empreiteiras já contratadas recuperar cerca de 900 metros de canais de concreto danificados antes mesmo de entrarem em uso.
"A situação é estarrecedora; de descaso total. O custo, que era de R$ 4,8 bilhões, foi reajustado para R$ 8,2 bilhões no início deste mês. Só para refazer essa parte que foi danificada pelas constantes paralisações vai se gastar uma fortuna", disse o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).
As obras da transposição começaram em 2007. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva previa inaugurar a obra em 2010. Trata-se de um dos projetos mais caros do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A construção de cerca de 600 quilômetros de canais de concreto que desviarão parte das águas do rio ainda deve consumir mais 45 meses.
No início de fevereiro deste ano, a presidente Dilma Rousseff esteve em Mauriti, onde afirmou que os contratos estavam sendo revistos e que os serviços seriam retomados.
Ela disse também que novas empresas seriam contratadas para acelerar os trabalhos e consertar trechos que estão danificados. As novas licitações fizeram com que o preço da transposição aumentasse em mais de R$ 2,6 bilhões. Gomes de Matos disse que foi feito um "arremedo" onde a presidente esteve e só. "Continua tudo abandonado", informou o deputado tucano. "Isso comprova o desprestígio dos atuais governantes locais e desconstrói falsas propagandas sobre a transposição", comentou o presidente do PSDB cearense, Marcos Cals, que também acompanhou a visita à obra.
O trecho vistoriado ontem pela oposição integra o eixo Norte do projeto. No local, a comitiva encontrou feitos o aterro e escavações, mas viu o canal tomado pelo mato e ameaçado pela erosão. Alguns moradores disseram que abriram mão de suas plantações de caju porque as propriedades ficavam no traçado do canal. Hoje, eles estão sem fazer nada e sem nenhuma fonte de renda.
Descaso
Outro exemplo de descaso, apontado pelos parlamentares fica no lote 14 da transposição, a aproximadamente 100 km de Mauriti, em São José das Piranhas, onde está sendo construído um túnel de 13 km.
Visitado pelo então presidente Lula no final de seu mandato, em 2010, o túnel sofreu um desabamento parcial em abril de 2011, quando o governo defendeu que nenhum operário da obra teria se ferido.
"É vergonhoso o que vimos até agora. A obra está parada e o que foi feito assoreou", declarou o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT). Essa foi a primeira de uma série de visitas que a comissão pretendente fazer as obras do Rio São Francisco.
Segundo o Ministério da Integração, é responsabilidade das empreiteiras já contratadas recuperar cerca de 900 metros de canais de concreto danificados antes mesmo de entrarem em uso.
Fonte: Diário do Nordeste
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Extraído do blog do Secretário de Cultura de Aurora - Ceará
José Cícero
http://jcaurora.blogspot.com.br/2012/03/transposicao-oposicao-critica-abandono.html
José Cícero
http://jcaurora.blogspot.com.br/2012/03/transposicao-oposicao-critica-abandono.html
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