Seguidores

terça-feira, 3 de março de 2015

“O GLOBO” - 24/03/1932 - VOLTA SECA EM PRISÃO...


A TRÁGICA POPULARIDADE

Milhares de olhos curiosos receberam, na Bahia, dois terríveis facínoras do bando de Lampião.

Volta Seca faz declarações de verdadeiro fanático.

BAHIA, 24 (A.B.) – A chegada dos bandoleiros, entre eles Volta Seca, célebre matador de gente, aprisionado nas caatingas, estava sendo ansiosamente esperado em todas as estações do E. F. Norte Baiano.

De Alagoinhas para o sul um grande número de curiosos se apinhava nas gares para conhecer os famigerados companheiros de Lampião. Em Periperi, estação próxima a esta capital, quando o comboio parou uma onda popular calculada em mais de duas mil pessoas se precipitou sobre os carros de 2ª classe, aonde vinha a escolta com os bandidos. O tenente Azevedo conseguiu a custo romper a massa de curiosos. Fez desembarcar os presos, que saltaram, amarrados ombro a ombro, debaixo de uma formidável vaia das mocinhas e crianças. Em seguida, foram metidos no carro-forte da polícia e conduzidos à casa de Detenção desta capital.

BAHIA, 24 (A.B.) – Um vespertino publica uma entrevista com o jovem bandoleiro Antônio dos Santos, vulgo Volta Seca, que chegou anteontem, no comboio dos bandidos, a esta capital.

Volta Seca declarou não ter mais de 16 anos. Entrou para o grupo de Lampião aos 12 anos. Vivia em Sergipe, como vendedor de doces, quando Lampião o convidou para trabalhar em sua companhia. Ordenou-lhe que mudasse de nome. E agora ia se chamar Volta Seca. Deu-lhe um fuzil para matar macaco (gente de polícia). E desde isso começou vida nova.

Volta Seca declarou que Lampião é muito respeitador de mulheres. Essa história de mandar a noiva tirar o vestido é mentira. A seguir prosseguiu:

- Lampião é um chefe muito direito. Não nos paga ordenado, mas quando a gente precisa de dinheiro ele dá sem a menor reclamação. O que ele exige é que se mate macacos nos combates.

Alguém perguntou a Volta Seca por que ele gostava de Sergipe.

- Ah! – respondeu ele sorrindo. Ali ninguém faz mal a Lampião. Ali ninguém nos faz mal. Nem a polícia. Somos camaradas. Muita gente boa é amiga de Lampião. Mandam dinheiro e até munição.

Fonte: facebook
Página: Antônio Corrêa Sobrinho

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário