Seguidores

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O ESCULÁPIO

 Por José Mendes Pereira

A foto é só ilustração do texto.

Há dois dias que o jovem lambreteiro chegara à região de gente desnutrida e infeliz, montado em sua velha e desarrumada lambreta, fabricada no ano de 1964; conduzindo uma bolsa a tiracolo, um boné atufado à cabeça, com óculos de grau, olhos avantajados e orelhudo, vestido numa calça azul e camisa cinza, e uma sacola preta enfiada ao guidão do seu invejado transportezinho.

A foto é só ilustração do texto. - https://pt.dreamstime.com/desenho-animado-sorrindo-um-cara-magro-com-%C3%B3culos-e-chap%C3%A9u-bon%C3%A9-image222180812

Ninguém sabia nada sobre a vida daquele forasteiro tão esquisito. De onde vinha aquele sujeito feioso, que mais parecia uma ruma de ossos em movimento? Além do mais, tísico? Quem o era? O que queria daquele lugarejo tão paupérrimo? 

Apesar da sua aparência feiosa e desajeitada os moradores já censuravam que aquele indivíduo era um fiscal do governo, um espião das coisas do Estado, ou simplesmente, um delinquente sem rumo e sem pretensões para o futuro, que  havia fugido de alguma casa de saúde, para tratamento de pessoas com problemas mentais.

Só como ilustração do texto - https://www.google.com/

Vez por outra, ele ia tomar uma cervejinha gelada no bar da freguesia, e ao chegar, era observado pelos fregueses do bar, que o viam com  maldosos rabos de olhos. 

https://br.stockfresh.com/image/5163740/cartoon-smoker-sitting-at-a-bar

Já preocupado com a presença do forasteiro o dono do bar quis saber um pouco sobre a sua vida, e com voz tímida, perguntou-lhe:

- Por mal pergunta se não lhe incomoda, qual o nome do jovem, e de onde é, e faz o que na vida?

- Meu nome é Valentim Carrasco Leão. Eu sou do Estado de Pernambuco do capitão Lampião, e além do mais, sou seu conterrâneo, lá de Serra Talhada. Terra dos homens que não medem tamanho de bigodes e nem temem macho nenhum. 

Só como ilustração - https://www.google.com.br/

Eu sou "esculápio" com diploma registrado no órgão competente, e filho de Valentina Carrasco, a viúva do ex-sargento policial da corporação militar de Pernambuco, João Leão, o  renomado Mão Pesada.

O capitão Lampião

O comerciante encerrou ali mesmo as suas perguntas. De imediato, deduziu que, apesar do seu corpo de caveira, aquele jovem não era boa peça. E também, nunca ouviu falar nesta tal profissão, "esculápio". Achava ele que, o jovem já tinha dito tudo, um marginal de primeira classe, filho de uma mulher de nome Valentina Carrasco, e de um homem chamado João Leão, com o apelido de "Mão Pesada", era sem dúvida, um perverso e criminoso qualquer.

O jovem lambreteiro saiu do bar e o comerciante chamou a atenção dos fregueses, que tivessem cuidado! Aquele sujeito mais parecendo com uma caveira humana, disse que era "esculápio", e todos ficassem de olho nele, porque, ele mesmo, não era conhecedor deste nome.

Na verdade, o homem mais instruído no lugarejo era ele, o dono do bar. E se ele não conhecia esta profissão, o caveira poderia ser mesmo um marginal, um pistoleiro afamado e de primeira categoria.

A foto é só ilustração do texto. - https://www.pbcm.org.br/santos-vicentinos/beatas-odila-baumgarten-e-maria-vaillot-03062020-143226

Assim que a notícia se espalhou pelas pequenas ruas do lugarejo duas beatas que todos os dias rezavam terços na capela, organizaram logo uma procissão com velas e lamparinas acesas. Era preciso de imediato. Só assim, o jovem "esculápio" sairia da vila o mais rápido possível.

A foto é só ilustração do texto. - Imagem da internet

Em uma das reuniões no conselho comunitário o presidente alertou aos moradores, que o jovem poderia ser um assassino cruel, e que todos evitassem manter contato com ele, só assim, iria se sentir excluído, e desapareceria o mais rápido possível do lugar.

No momento em que acontecia a reunião no conselho comunitário o médico que dirigia um pequeno posto de saúde, ao descer do automóvel, estava acompanhado do jovem que se dizia ser "esculápio". 

Os presentes ficaram assustados e se perguntando? Por que o nosso médico se mistura com um sujeito tão feio e perigoso assim?

O dois entraram na sede do conselho comunitário.

O médico pediu a palavra ao presidente do conselho, pois precisava apresentar o novo funcionário do Posto de Saúde. E deu início dizendo-lhes:

A foto é só ilustração do texto.

- Meus amigos! Este jovem que me acompanha e que está ao meu lado esquerdo, será o novo cuidador da saúde de vocês nesta comunidade. Ele é um capacitado médico  do nosso Estado. Formado pela USP - Universidade de São Paulo. Espero que todos vocês  o recebam com muito carinho.

A foto é só como ilustração do texto - https://br.freepik.com/fotos-premium/dois-amigos-medicos-em-estilo-de-caricatura-de-desenho-animado_51695590.htm

Todos ficaram de boca aberta, pois jamais esperariam que um sujeito tão feio, magro, com aspecto tuberculoso, desajeitado, sem presença física chegaria a ser médico. 

Esculápio significa "Médico".

Moral da minha historinha: "As aparências enganam".

Minhas Simples Histórias 

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro. 

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo: 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário