Seguidores

sexta-feira, 29 de julho de 2016

CANGAÇO UM MOVIMENTO RELACIONADO AO BANDITISMO


Daniel Jorge Silva, o cangaço foi um movimento relacionado ao banditismo, que a princípio visava único e exclusivamente o saque, como era o caso dos cangaceiros Cabeleira e Lucas da Feira, apontados como os pioneiros na atividade.


Com o passar dos anos surgiram alguns grupos, como foi o caso de Jesuíno Brilhante, que buscava a vingança e a sobrevivência, este se apropriava apenas de bens de grandes fazendeiros/coronéis e dos governos, repartindo parte da pilhagem com a população pobre e carente, sem esquecer que esse cangaceiro agia como uma espécie de "Juiz" em um sertão esquecido pelas autoridades e entregue aos desmandos dos poderosos.


Antônio Silvino e Sinhô Pereira buscavam simplesmente vingança contra seus desafetos, e essa busca por "justiça" os tornaram aos olhos das "autoridades" fora-da-lei.


Lampião a princípio utilizou o escudo da vingança, ou seja, alegava estar no cangaço para vingar a morte dos pais, com o passar do tempo viu no cangaço um negócio e com essa visão, permaneceu até o dia de sua morte.


Portanto, caro amigo, podemos concluir que foram vários os motivos que levaram ao surgimento de bandos cangaceiros no Sertão nordestino, porém os principais motivos foram a vingança e o saque (Pilhagem).

Espero ter ajudado.

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário