Seguidores

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

LUIZ PEDRO UM CANGACEIRO TRIUNFENSE

O cangaceiro Luiz Pedro

Luiz Pedro foi um cangaceiro triunfense que nasceu no Sítio Retiro, o mesmo era de uma família de agricultores, e ainda jovem, aos 16 anos, resolveu abandonar sua terra natal e entrar no grupo de Lampião. 

Luís Pedro foi o mais leal de todos os cabras de Lampião, ficando com ele durante 14 anos, até ser morto com os outros cangaceiros na Gruta de Angico, no dia 28 de julho de 1938. 

Luiz Pedro e sua companheira Nenê do Ouro

Ele era um homem de extrema confiança do rei do cangaço, devido a sua lealdade, honestidade e a valentia incontestável diante de qualquer batalha com as forças volantes daquele tempo. 

Devido o fato de o mesmo ser cangaceiro, sua família foi duramente perseguida pela polícia daquele tempo, especialmente pela volante de Clementino Quelé, diante desta situação, os seus familiares tiveram que abandonar o Retiro e migrar para Calumbi-PE e Delmiro Gouveia-AL. 

Policial Quelé

Este senhor foi um dos maiores cangaceiros que o Nordeste conheceu, durante a sua passagem pelo cangaço, o mesmo disparou a sua arma acidentalmente, e atingiu gravemente o coração de Antônio Ferreira, um dos irmãos de Lampião, ao qual teve morte instantânea. 


Diante deste episódio, ele jurou ao chefe que morreria ao lado dele, como garantia de fidelidade pelo fato ocorrido.

Fonte: facebook
Página Adinildo Carvalho

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário