Seguidores

quarta-feira, 22 de março de 2017

O MÁRTIR DE SERRITA

Escreveu: Francisco Alves Cardoso – 20/03/2017

A impunidade no Brasil já é um fato rotineiro, por isso os crimes mais brutais acontecem comumente e os praticantes recebem como prêmio a liberdade, revoltando os familiares das vítimas.

No município de Serrita, Estado do Pernambuco, em 08 de julho de 1954 o vaqueiro Raimundo Jacó foi mais uma vítima dessa brutalidade insuportável.

Era ele um destacado vaqueiro na região onde morava, no Sítio Lajes, onde trabalhava para um importante proprietário de fazenda.

Pelo patrão citado foi designado, juntamente com Miguel Lopes para pegar no meio da caatinga uma reis arisca e estimada. Ao final da tarde, o Miguel Lopes retornou à fazenda sem notícias do animal e Jacó não apareceu. No dia seguinte os demais vaqueiros foram em busca pela propriedade adentro e encontraram o corpo de Raimundo ao lado da reis, ainda amarrada, e o seu fiel cachorro latindo sem sair de perto do morto. Uma pedra manchada de sangue denunciava a covardia do assassinato.

Miguel Lopes foi processado, mas o crime foi arquivado caindo no esquecimento da justiça.

Jacó era primo legítimo de Luiz Gonzaga, que revoltado com a barbárie, criou a Missa do Vaqueiro, um dos maiores eventos culturais do Brasil.

O Parque Cultural O Rei do Baião, na Fazenda São Francisco, município de São João do Rio do Peixe-PB resolveu homenagear Raimundo Jacó, realizando a cada ano a Missa do Vaqueiro na abertura do tradicional Festival de Músicas Gonzagueanas (FESMUZA).

Neste ano de 2017, celebra o quarto ano de homenagens para os vaqueiros com realização da missa solene. O homenageado neste ano é o vaqueiro Guimarães, do município de Poço de José de Moura-PB, de saudosa e inesquecível memória.

A tradicional festa de Luiz Gonzaga acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto. A tradicional Missa do Vaqueiro será coordenada pelo vaqueiro Fernando Amâncio, que faz parte da Diretoria do Parque, e será celebrada pelo bispo da Diocese de Cajazeiras-PB, Dom Francisco Sales.

O FESMUZA é uma das maiores festas brasileiras em homenagem a Luiz Gonzaga. Dentro da programação está a celebração da missa que relembra Raimundo Jacó, e que homenageia também todos os vaqueiros da região do Vale do Rio do Peixe.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário