Seguidores

sexta-feira, 28 de abril de 2017

EXPEDITA DE OLIVEIRA FERREIRA NUNES


Dona Expedida Ferreira, única filha, reconhecida oficialmente, do Rei e da Rainha do Cangaço. Nasceu em 13 de setembro de 1932, Porto da Folha, Sergipe. (Franci Mary Carvalho OliveiraO Cangaço)

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Expedita de Oliveira Ferreira Nunes (Porto da Folha, 13 de setembro de 1932) é a única filha reconhecida até os dias de hoje, de Virgulino Ferreira da Silva e de Maria Gomes de Oliveira, respectivamente, Lampião e Maria Bonita os reis do cangaço do Nordeste Brasileiro.

Expedita nasceu em Porto da Folha, no Estado de  Sergipe, em 1932. Seus pais faleceram quando Expedita tinha apenas 5 anos. Ela foi criada pelos vaqueiros Severo e Aurora desde seus 21 dias de idade até seus 8 anos, já que seus pais viviam na luta do cangaço, e não puderam criá-la. 

Expedita só viu seus pais biológicos por três vezes na vida, e os pais adotivos nunca esconderam dela a verdade. Expedita também conviveu com 11 irmãos de criação, todos filhos legítimos do casal de vaqueiros, no qual ela os considerava, de fato, irmãos.

Aos 8 anos foi morar na cidade de Propriá, também no Estado de Sergipe, com o tio chamado João Ferreira, o único que não seguiu o cangaço, e por ele foi criada a partir de então, pois seus pais adotivos eram muito pobres e não puderam mais cuidar dela.

Continuou os estudos, e ao terminar o primário, passa a querer trabalhar, mas o tio a impede, por ela “ser mulher e jovem demais”. Revoltada, querendo sua independência, ela sai de casa com 14 anos. Ela vai morar com os pais adotivos em Aracaju. Lá ela passa a trabalhar no comércio, tendo trabalhado em diversas lojas e fez muitas amizades. No começo sentia vergonha por ser filha de cangaceiros e evitava comentar, todos sempre a aceitaram, mas ela nunca entendeu bem se o cangaço era bom ou mau.

Em Aracaju reencontrou seu melhor amigo de infância, Manoel Messias Nunes Neto. Eles se conheceram aos 6 anos de idade e ficaram amiguinhos como toda criança. Quando fez 10 anos o tio a prometeu a ele, pois na época o parente mais próximo escolhia logo um menino para casar a menina no futuro, e o mais cedo possível. Após meses de amizade, começaram a namorar. Os pais adotivos foram contra por ela ser muito jovem, e com raiva, ela saiu de casa e alugou um quarto numa pensão. O namoro prosseguiu. Manoel foi o primeiro e único namorado de Expedita. Com um ano de namoro, aos quinze anos, a jovem descobriu estar grávida, ficando muito assustada. Manoel, com 20 anos, chamou-a para morar com ele na casa de seus pais.

Ao completar 18 anos e já com dois filhos, Manoel, com 23, a pediu em casamento, por ela já ser maior de idade e ele já ter juntado dinheiro para casar. A união foi feita em um cartório, com uma festa muito bonita, onde compareceram todos seus irmãos, o tio e os pais adotivos. A noiva passou a assinar Expedita de Oliveira Ferreira Nunes.

O casal teve 4 filhos: Dejair, Vera, Gleuse e Iza. Expedita também é avó de três netas: Karla, Gleusa e Luana.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=398379443895094&set=gm.1547329128613533&type=3&theater

Importante: O site abaixo afirma que Expedira tinha irmãos biológicos. Se ela era filha única do casal de cangaceiros, como ela teria irmãos biológicos? Mas são coisas que às vezes nós mesmos que estudamos o cangaço também erramos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Expedita_Ferreira_Nunes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário