Seguidores

quarta-feira, 3 de maio de 2017

O SECRETÁRIO SÍRIO LIBANÊS DO PADRE CICERO EMBARCANDO EM UM MISTO DE CAMINHÃO COM ÔNIBUS, PARA FORTALEZA...!!! MODERNIDADE NO COMÉRCIO DO CARIRI CEARENSE...!!!


Benjamin Abrahão Botto (Zahlé, Líbano, nasceu em 1890. Morreu em Serra Talhada, 10 de maio de 1938: Foi um fotógrafo sírio-libanês-brasileiro, responsável pelo registro iconográfico do cangaço e de seu líder, Virgulino Ferreira da Silva: O Lampião...!!! Abrahão morreu assassinado durante o Estado Novo...!!!

Embora publicado em jornais, o pouco que se sabe da vida de Benjamim Abraão vem de fontes mescladas entre a mídia historiográfica e os meios de subsistência do ambiente nordestino, fatos que não se encaixam com a realidade profissional de um secretário, bem como de expert operador de equipamentos de filmagem, muito avançados para a época.

A fim de fugir à convocação obrigatória pelo Império Otomano de lutar durante a Primeira Guerra Mundial, migrou para o Brasil em 1915.

Foi comerciante (mascate) de tecidos e miudezas, além de produtos típicos nordestinos, primeiro em Recife, depois para Juazeiro do Norte, com dois burros (Assanhado e Buril) e um cavalo (de nome Sultão), atraído pela grande frequência de romeiros, Que seguia o Padre Cicero.

Fonte foto: Luz de Fifó... Fonte texto Enciclopédia livre de Abrahão Botto.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1169714469799143&set=gm.1555296814483431&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário