Seguidores

terça-feira, 30 de maio de 2017

RESULTADO DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS DO XXIII EGEORN 2017 COMISSÃO CIENTÍFICA DO XXIII EGEORN EM 26 DE MAIO DE 2017


RESULTADO DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS DO XXIII EGEORN 2017

COMISSÃO CIENTÍFICA DO XXIII EGEORN EM 26 DE MAIO DE 2017
Em caso de dúvida, entrar em contato com: xxiiiegeorn@gmail.com

GT 1 – ENSINO DE GEOGRAFIA

TRABALHOS CIENTÍFICOS


AUTORES
01
A PRESENÇA DO SABER GEOGRÁFICO NA IDADE ANTIGA E NA IDADE MÉDIA

Raimundo Alberto Costa Queiroz

02
A CONTEXTUALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA BRASILEIRA E A POSTURA DO SER PROFESSOR

João Paulo Teixeira Viana
Jeam Claude de Souza Gomes
Rebeka de França

03
A APLICAÇÃO DE CONCEITOS POR PROFESSORES APRENDIZES NO ENTORNO GEOGRÁFICO DA ESCOLA

Andressa Carla Nóbrega de Azevedo Faria
Aurinéia Cândida dos Santos
Jeane Medeiros Silva
Jemima Silvestre da Silva

04
A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO NA GEOGRAFIA UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO RAFAEL RN

Viniery Cavalcante Barros
David Wilker Lopes da Rocha
Karlas Fernandes Dantas
Gerônimo da Silva Costa
Juliana Chervinski
05
A ABORDAGEM DO SERTÃO NORDESTINO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Antonio Izidro Sobrinho
Marco Túlio Mendonça Diniz
José Ozildo dos Santos
José Ronaldo de Lima
João Batista de Lima

06
A ESPACIALIZAÇÃO URBANA DA CIDADE DE NATAL E SUAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL NO ENSINO
Daniel Costa Martins
07
ASPECTOS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA

Mariana Priscila de Assis
Renata Nascimento
Sabrina Mater
Luiz Eduardo do Nascimento Neto

08
A “GEOGRAFIA DO PEQUENO PRÍNCIPE” NO ESTÁGIO O USO DO BIAM COMO METODOLOGIA AUXILIADORA

Francisco Alves da Costa Neto
Francisco Gabriel da Silva
Francisca Elizonete de Souza Lima
Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato
Rute Soares de Paiva

09
A UTILIZAÇÃO DOS CONCEITOS-CHAVE DA GEOGRAFIA ESPAÇO E LUGAR NO TÉRMINO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO COLÉGIO EVANGÉLICO LEÔNCIO JOSÉ DE SANTANA-MOSSORÓ/RN

Rodrigo Emanoel de Sousa Almeida
Alana Gandra dos Santos
Jionaldo Pereira de Oliveira
10
A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Monique Hellen de Souza Silva
Alessandra Pereira da Silva
11
A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS DO RIO GRANDE DO NORTE


Veroneide Maria de Oliveira
Raissa de Souza Lopes
Antônia Roberta Targino da Costa
Luiz Henrique da Costa Sabino
12
A IMPORTÂNCIA DA POESIA COMO FORMA LÚDICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Edvan Martins dos Santos      
Antônio Elielson Tavares Gonzaga       
Sebastiana Dantas Rocha Neta
Patrício Martiniano Pereira
Heronilson Pinto Freire                                                                                                                                              
13
A PESQUISA ESCOLAR COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL EDINOR AVELINO EM MACAU/RN

Aurinéia Cândida dos Santos
Mayane Ferreira de Farias
Mayara Ferreira de Farias

14
A POLÍTICA NACIONAL DOS LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL

Francisco das Chagas Nascimento Ferreira
Gilberto Ivens de Araújo Tavares
Magno Elias de Souza Guimarães
Moisés Gomes Advíncula Júnior

15
A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL
Neimara Costa de Lima Santos
Maria José Costa Fernandes

16
ANÁLISE DO CONCEITO DE REGIÃO EM LIVROS DIDÁTICOS VISÕES E CONCEPÇÕES SOBRE O NORDESTE

Simonítala Dutra de Lima
Pedro Henrique Viera de Lima
Hudson Tiago Lima da Silva
Giliane Ferreira da Silva
Francisco Canindé da Costa e Silva Júnior

17
ATIVIDADE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR RELATO DE EXPERIÊNCIAS


Diêgo Souza Albuquerque
Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato
Luiz Eduardo do Nascimento Neto
18
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO EM MOSSORÓ/RN
Débora Bruna Félix Gomes
Pedro Henrique Viera de Lima
Maria José Costa Fernandes
19
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A RELAÇÃO COM AS MUDANÇAS NA ARQUITETURA DE MOSSORÓ/RN

Pedro Henrique Vieira de Lima

Hudson Tiago Lima da Silva

20
A ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA NA TRILHA DA CIÊNCIA ESCOLAR DEFICIT NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PEDAGOGOS
Brígida Lima Batista Félix
21
A AULA DE CAMPO COMO METODOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR

Isaías Gonçalves Ferreira Lima
Jucélio Gomes Pinheiro
22
A UTILIZAÇÃO DE OFICINA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Maria Carolina de Santana Peixôto

23
A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO

Jackson Leandro da Silva Bezerra
24
A PESQUISA NO ÂMBITO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM GEOGRAFIA

Jemima Silvestre da Silva
Ione Rodrigues Diniz Morais
25
A VIVENCIA, OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA OS LGBT’s: UMA ESCOLA PARA TODOS


Magnus Oliveira
José Carlos de Lima Moura
Maria Cristina Cavalcanti Araújo
26
ANÁLISES DOS CONTEÚDOS CAMPO-CIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO

Daiane de Almeida Santos
Maria José Costa Fernandes
27
A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Neimara Costa de Lima Santos

Maria José Costa Fernandes

28
ANÁLISE DO CONTEÚDO AGRICULTURA FAMILAR NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA EM SERRA DO MEL/RN


Magnolia Erivania Moura Jacinto
Tayline Cordeiro Pereira
Ananias Cordeiro Pereira
Maria José Costa Fernandes
29
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL MARIA STELLA PINHEIRO



Ana Angélica Fernandes Freitas
Maria José Costa Fernandes
30
CONCEITOS GEOGRÁFICOS: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA CANÇÃO “VOCÊ SE LEMBRA”

Antonio Marcos Gomes da Silva
Antônia Carlos da Silva
31
CIÊNCIA, GEOGRAFIA E SOCIEDADE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Aparecida Monteiro da Silva
32
ENSINO DE GEOGRAFIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: APONTAMENTOS SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO EM AULAS DE GEOGRAFIA NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Mayara Ferreira de Farias
Aurinéia Cândida dos Santos
Mayane Ferreira de Farias
33
DIMENSÕES HUMANAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR COLABORADOR E DOS ALUNOS NA CONTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Lucas Gabriel da Silva
Maria José Costa Fernandes
34
ENSINO DA GEOGRAFIA: CONTEUDOS, METODOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gracilene Garcia Batista
Geone Carla Araújo de Medeiros
Djanní Martinho dos Santos Sobrinho
Mikaela Gomes de Araújo
Iara Layse Dantas


35
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE

Mikaelly Oliveira Souza

36
ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS
Francisco Antônio da Silva
Neimara Costa de Lima Santos
Ari Magno Batista da Silva


37

Erick Almeida Rodrigues de Souza
Mateus Monteiro da Silva
Maria José Costa Fernandes
Moacir Vieira da Silva
38
ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES TEÓRICO/PRÁTICAS

Maria Iratelma Pereira
39
ENSINO DE GEOGRAFIA PRÁTICA DOCENTE E EXPERIENCIA COM LIVRO VIRTUAL


Aurinéia Cândida dos Santos
Jeane Medeiros Silva
Andressa Carla Nóbrega de Azevedo Faria
Jemima Silvestre da Silva

40
EXPERIENCIA DO ESTÁGIO NO CURSO DE GEOGRAFIA UERN ANÁLISE A PARTIR DA OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA
Areillen Ronney Rocha Reges
Maria José Costa Fernandes
41
ESPELHO, ESPELHO MEU O QUE OS ALUNOS GOSTAM DE LER

Izabel Cristina da Silva
42
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV: A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO

Thiago Douglas Silva de Medeiros
Janaína da Costa Azevedo
Djanní Martinho dos Santos Sobrinho

43
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO III EM GEOGRAFIA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA


Ellano Jonh da Silva Matias

Maria José Costa Fernandes
44
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR UMA TRANSVERSALIDADE RELEVANTE

Maria Cristina Cavalcanti Araújo
Pedro Máximo Costa da Silva
José Carlos de Lima Moura
45
GEOGRAFIA DOS SENTIDOS O ENTUSIASMO DA DOCÊNCIA NO ESTÍMULO AO APRENDER

Mara Renata Barros Barbosa
46
INOVACÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINANDO AS REGIÕES MUNDIAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
José Jadson dos Santos Silva
Márcio Balbino Cavalcante
47
JOGOS DIDÁTICOS COMO FORMA DE DIVERSIFICAR O ENSINO: APLICAÇÃO DO JOGO ENTENDENDO OS BIOMAS BRASILEIROS

Erik Albino de Sousa
Ícaro Fernando Pereira de Menezes
Héllen Jamilly Benevides
Marisa Rocha Bezerra
48
METODOLOGIAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA: LINGUAGENS E TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS

Clara Beatriz Correia Souza
Ione Rodrigues Diniz Morais
49
MEMORIAL ESCOLAR: UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA – UFRN/CERES – CAICÓ/RN

Andrei Gomes de Azevedo
Djanni Martinho dos Santos Sobrinho
50
O BIOMA CAATINGA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA


Antonio Izidro Sobrinho
José Ronaldo de Lima
José Ozildo dos Santos
Rosélia Maria de Sousa Santos
João Batista de Lima

51
O ENSINO DE GEOGRAFIA NO EJA ALGUMMAS REFLEXÕES DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

Francisco Alves da Costa Neto

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário