Por José Mendes Pereira
Hoje, 13 de junho de 2017, está completando 90 anos que o afamado e filho lá de Serra Talhada no Estado de Pernambuco, Virgolino Ferreira da Silva o já então capitão Lampião, fez a sua primeira e última tentativa de assalto na maior cidade do Rio Grande do Norte, Mossoró, mas para os mossoroenses, foi considerada uma vitória, por terem vencidos o cangaceiro Lampião, proprietário da "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia".
Segundo os pesquisadores e escritores do cangaço esta foi a primeira e mais importante derrota do então capitão Lampião. Nessa derrota sofrida pelo grande estrategista que era Lampião, perguntamos:
A causa da derrota do capitão cangaceiro foi:
1 - Tentativa de assalto à cidade de Mossoró sem ter sido bem planejada?
2 - O capitão foi na conversa de Massilon Leite que era apenas um principiante de cangaço, aceitando as suas informações, que a cidade era pequena e fácil de vencê-la?
3 - Lampião tinha certeza que a reação da cidade de Mossoró não o assustaria?
4 - O número de cangaceiros no bando não foi suficiente para vencer Mossoró, que naquele dia, ela estava bem preparada para receber o capitão e seus comandados?
5 - O tempo de cangaço que já contava o capitão Lampião ainda era pouco para vencer uma cidade com mais de 25 mil habitantes?
6 - A confiança do capitão em vencer facilmente os combatentes da cidade de Mossoró, fez com que ele não perdesse tempo para organizar melhor o seu assalto?
7 - Ou qualquer guerrilheiro, mesmo que seja bem preparado, esta sujeito a perder guerra?
8 - Ou São Vicente de Paulo e Santa Luzia não deixaram que o pior acontecesse na cidade que está sob os seus olhos?
À esquerda, a Igreja de São Vicente de Paulo, e à direita, o palácio do coronel Rodolfo Fernandes de Oliveira Martins, que era prefeito de Mossoró em 1927. Em frente ao seu palácio, uma trincheira para proteger os combatentes que enfrentaram o capitão Lampião.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário