Seguidores

sábado, 16 de dezembro de 2017

SERIA INAUGURADA A ESTÁTUA DO PADRE CÍCERO

Por Colô do Arneiroz

O então prefeito de Juazeiro do Norte Mauro Sampaio inauguraria a estátua de Padre Cicero na Colina do Horto, outrora, Serra do Catolé. Para o idealizador, aquela obra seria uma realização pessoal e uma grande homenagem ao reverendo, além de um presente aos juazeirenses e romeiros que alavancaram a história e economia desta cidade. Sob a incumbência do artífice Armando Lacerda e do engenheiro Rômulo Ayres Montenegro, este último, responsável pelos cálculos da obra. 


O projeto inicial era para uma estátua de 12m, a pedido do prefeito, a obra cresceu para 17m somada com altura do pedestal chegando aos 25m. Jaime Magalhães reproduziu o projeto em forma de maquete de 1, 20m (Foto). 


De tempo em tempo as crises econômicas pairam sobre o Brasil, a corrupção e os gastos exacerbados são os principais motivos, mas isto é outro assunto. E naquele ano a indústria de cimento se torna, incrivelmente, estagnada. 


Um dos pilares de desenvolvimento nacional é fraturado, levando ao então governador do Ceará Plácido Aderaldo Castelo a importar cimento da Rússia e Hungria para finalizar as obras do estádio de futebol Castelão, em Fortaleza, atualmente, Arena Castelão. Aproveitando o ensejo e, também, construindo o estádio Romeirão, Dr. Mauro Sampaio adquire, por meio da referida importação, cimento suficiente para a conclusão de suas duas obras, e, principalmente, a Estátua de Padre Cicero Romão Batista. 


Ao 1° de novembro de 1969, véspera de dia de finados é inaugurado a belíssima estátua do nobre reverendo. Portanto, a Estátua de Padre Cicero foi finalizada com cimento Russo e Húngaro. Eu podia ter feito essa estátua muito maior, mas eu tive medo de não ter como terminar”. 


Estas foram as palavras do Dr. Mauro Sampaio, ao finalizar sua obra, mas consciente do desafio, deu por terminada e logrando ao povo romeiro, juazeirense e brasileiros de um modo geral, um símbolo de identidade nacional.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário