Por Clerisvaldo B, Chagas, 1 de dezembro de 2020 - Escritor Símbolo do Sertão Alagoano - Crônica: 2.428
Fomos “olhar de perto para contar de certo” a expansão de Santana no sentido Santana – Olho d’Água das Flores. Essa é a informação para aqueles que estão ausentes da terrinha. Dois bairros novos vão surgindo às margens da AL-130, tanto de um lado quanto de outro. O primeiro está se erguendo originário do loteamento LUAR DE SANTANA (Colorado) Na primeira curva da AL-230 em direção a Olho d’Água das Flores. Trata-se de uma colina onde havia uma granja e lugar chamado Lagoa do Mato. O casario tem inicio à beira da AL-130 e sai subindo a colina até atingir o topo do loteamento a 335 metros de altitude. O panorama ali é deslumbrante. Vê-se ao longe o centro da cidade, inclusive a Igreja Matriz de Senhora Santana, por cima da mata que circunda o Luar de Santana. (Direção Oeste).
Ainda existem belas paisagens em direção Leste e Norte, mas quem passa pela AL-130 nem imagina que ali está sendo formado um bairro de elite com belas e modernas residências. Já está sendo habitado pelas classes média e média alta e em breve será o bairro nobre de Santana do Ipanema. Como diz o dito popular, a paisagem do topo é simplesmente de “tirar o fôlego”. Fala-se que um hotel fazenda está sendo planejado na baixada da mata que circunda o LUAR.
O outro bairro fica no sopé, a barlavento, do serrote do Gonçalinho também chamado serra do Cristo ou da Micro-ondas. Teve início com algumas casas simples com o império de pobreza extrema, mas inúmeras residências surgiram ao longo do sopé, ao lado da subida ao topo e também no antigo Cipó, sítio rural que foi engolido pela urbanização como víamos anunciando há muito. Em um futuro próximo até o outro sítio rural, Curral do Meio, deverá seguir o mesmo destino do Cipó.
Entre um e outro bairro já existe um intenso comércio e serviços ao Longo da AL-130: churrascaria, loja de construção, posto de gasolina, hipermercado e até presença do campus Instituto Federal de Alagoas, IFAL. No lugar onde a vegetação ainda não foi tocada, no serrote, a mata se desenvolveu bastante, mostrando árvores de boa altura nessa face mais úmida do relevo. O cimo da micro-ondas guarda uma bela vista parcial de Santana do Ipanema.
Os Bairro do Gonçalinho e Luar de Santana, atestam com clareza os novos caminhos da Rainha e Capital do Sertão. Viche!
VISTA DO BAIRRO LUAR DE SANTANA AINDA QUASE VIRGEM (FOTOS: B. CHAGAS/ÂNGELO RODRIGUES).
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/11/dois-bairros-novos-em-santana-do.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário