Alistamento da
primeira mulher brasileira como eleitora completou 93 anos neste domingo, 25 de
outubro. Hoje elas já somam mais de 76 milhões de votantes, o que representa
mais da metade do eleitorado nacional em todas as faixas etárias em que a
votação é obrigatória. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio
Senado.
Transcrição
LOC: ALISTAMENTO DA PRIMEIRA MULHER BRASILEIRA COMO ELEITORA COMPLETA 93 ANOS NESTE DOMINGO, 25 DE OUTUBRO.
LOC: HOJE ELAS JÁ SOMAM MAIS DE 76 MILHÕES DE VOTANTES, O QUE REPRESENTA MAIS DA METADE DO ELEITORADO NACIONAL EM TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS EM QUE A VOTAÇÃO É OBRIGATÓRIA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA.
TÉC: A professora potiguar Celina Guimarães Viana foi a primeira eleitora registrada no país, em 1927. O candidato ao governo do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, foi o responsável por impulsionar a inovação durante a elaboração da Lei Eleitoral estadual. A senadora Zenaide Maia, do Pros do estado, lembra do pioneirismo local na garantia do voto feminino.
(ZENAIDE) No Rio Grande do Norte, poderão votar e serem votados sem distinção de sexo todos os cidadãos que reunirem as condições exigidas por essa lei. Eu digo que essa lei teve importância fundamental, foi com essa lei que o Rio Grande do Norte teve o pioneirismo em a primeira eleitora mulher da América Latina ser a professora Celina Guimarães.
Rep: E a senadora Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul, destaca as conquistas das candidatas a cargos eletivos em 2020.
(SIMONE) Pela primeira vez, as mulheres que são candidatas não terão apenas 30% das vagas nas composições das chapas; elas também terão, os 30% do tempo de rádio, do tempo de televisão e dos fundos, tanto o fundo partidário quanto o fundo eleitoral. Essa eleição municipal vai garantir um recorde também no percentual de mulheres Vereadoras.
Rep: Já a senadora Rose de Freitas, do Podemos do Espírito Santo, ressalta a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres.
(ROSE) Eu sou a favor da democracia. Democracia é votar, expressar e se posicionar. É a posição que vai definir. O voto é a expressão mais pura da liberdade; é você e a urna ali, com você escolhendo qual é a sua definição.
Rep: Em âmbito
nacional, a modificação na legislação eleitoral aconteceu apenas em 1932,
quando as mulheres de todo o Brasil conquistaram o direito de participar da
vida política do país. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.
Material de 2020
https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2020/10/23/alistamento-da-primeira-eleitora-brasileira-completa-93-anos-no-domingo
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário