Seguidores

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

SÓ ENQUANTO OS CANGACEIROS ESTÃO ALMOÇANDO - DONA IZAUTA


Auta Maria da Conceição (Izauta) nasceu em 1910 na Comunidade de Lagoa do Mato, Município de Acaraú/CE. 8 filhos, 70 netos, totalizando mais de 500 descendentes. 

Mora com uma filha na Comunidade de Tope, zona Rural do Distrito de Aranaú, Acaraú, Litoral do Extremo Oeste do Ceará. Estive fazendo uma visita a esta Senhora que contou um pouco de sua vida centenária. Casada, viúva, aposentada, trabalhou muito na roça, no fabrico da farinha, rezou para curar doenças nas pessoas, esteve em Canindé, trabalhou fiando algodão para confeccionar rede de dormir, enfrentou dificuldades nos anos de saca malvada, mas nunca desistiu de sua luta. Frequentou pouca escola. 


Diz que ama a família e sente saudade da mãe. Ouve, ver bem, mas já tem dificuldade para falar e não consegue mais andar. Dona Izauta faz parte de um grupo seleto de 25.000 brasileiros e brasileiras com mais de 100 anos. Em setembro próximo está fechando seus 105 anos de vida com um estilo típico de mulher sertaneja, brava, heroica que não desiste nunca. Nós que fazemos a Rádio FM 6 de Abril, Cruz/CE e o jornal A FOLHA desejamos-lhe muitos anos de vida.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário