Seguidores

sábado, 1 de outubro de 2016

BOM DIA, CABROEIRA!

Por Geraldo Júnior

Vamos começar o dia de hoje apresentando aos jagunços (as) recrutas que estão chegando ao nosso Grupo uma fotografia que foi registrada no dia 15 de junho de 1927 há exatos dois dias após a tentativa de invasão à cidade de Mossoró/RN, por parte de Lampião e seu bando (Foto).

Observem que entre os bandoleiros estão os quatro prisioneiros que foram feitos reféns pelo bando durante o trajeto, sendo eles; Dona Maria José Lopes (Esposa do Cel. José Lopes da Costa), Cel. Joaquim Moreira da região de Luiz Gomes/RN, Cel. Antônio Gurgel e um rapaz chamado “Leite”, ambos identificados na fotografia abaixo.

A tentativa de invasão à cidade de Mossoró/RN ocorrida no dia 13 de junho de 1927, significou na carreira cangaceira de Lampião uma de suas maiores derrotas e a ousadia de atacar uma das maiores e mais prósperas cidades do Nordeste daquela época, fez com quê aumentasse intensamente a perseguição ao seu bando por parte das autoridades. A intensa e incessante perseguição policial (Volantes) fez com quê no ano seguinte (1928) acompanhado de cinco homens, Lampião atravessasse o Rio São Francisco rumo ao estado da Bahia em busca de descanso e tempo para recompor o seu bando dizimado.

Ao contrário do que muitos pensam essa foi a última vez que Virgulino Ferreira “Lampião” incursionou em solo potiguar.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo O Cangaço)
https://www.facebook.com/groups/ocangaco/1326767724003009/?notif_t=group_activity&notif_id=1475330261139991

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário