Seguidores

sexta-feira, 17 de março de 2017

EMENTAS DOS GT’s do XXIII EGEORN


1) Ensino de Geografia

A evolução do ensino de Geografia no Brasil. Principais práticas pedagógicas do professor de Geografia. O papel do livro didático no ensino de Geografia. O Estágio Supervisionado e a formação do professor de Geografia. A Geografia como instrumento de formação cidadã. A Cartografia como ferramenta de ensino da Geografia e suas aplicações. Educação Ambiental. Geografia e Literatura. Conceitos epistemológicos relativos ao ensino de Geografia Física e Geografia Humana. Reformas no Ensino e seus impactos na Geografia.

2) Geografia Física

Discussão sobre as temáticas inerentes as especialidades da Geografia Física.

Arcabouço geológico e morfoestruturais. Estrutura superficial da paisagem.

Solos: morfologia, uso e conservação. Dinâmica climática. Bacias hidrográficas e dinâmica fluvial. Mapeamento da dinâmica natural. Dinâmica natural em meio urbano e rural: microclimas, geomorfologia e hidrografia. Estudos geoambientais e de zoneamentos ecológico-econômico. Poluição e degradação dos sistemas ar, água e solos/relevo. Análise integrada da paisagem.

3) Geografia e Meio Ambiente

Processos interativos entre sociedade e natureza. Crise ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Diagnóstico socioambiental. Estrutura e funcionamento dos sistemas ambientais. Impactos ambientais em áreas urbanas e rurais. Relação entre empresas e meio ambiente. Política ambiental.

Instrumentos de planejamento e gestão ambiental. Sistemas de gestão ambiental.

4) Cartografia e Geoprocessamento

Cartografia histórica. Cartografia e novas tecnologias. Geotecnologias aplicadas a estudos geográficos. Processamento digital de imagens, geoprocessamento e análise espacial, geotecnologias: tendências e perspectivas. Sistemas de informação geográfica. Inteligência geográfica. Uso das geotecnologias em estudos ambientais.

5) Espaço Agrário

Elementos da organização do espaço agrário brasileiro. Modernização agrícola e estrutura fundiária brasileira. Movimentos Sociais no campo e luta pela terra.

Reforma Agrária e Assentamentos Rurais. As políticas públicas de desenvolvimento agrário. O agronegócio e a agricultura familiar. Questão agrária e desenvolvimento sustentável. Relação campo-cidade no contexto atual.

6) Espaço Urbano e Regional

Urbano, urbanização e urbanismo. Urbano/rural, cidade/campo. A hierarquia urbana (grandes, médias e pequenas cidades). Processos e formas urbanas.

Urbanização concentrada e urbanização difusa. As contradições da cidade e os problemas urbanos. Segregação socioespacial no espaço urbano. Os circuitos espaciais da economia urbana. Planos diretores de desenvolvimento urbano e participação popular. Rede urbana. Dinâmica urbano-regional. Estudos e análise das desigualdades regionais.

7) Espaço e Turismo

A produção do espaço para o Turismo. Espaço, Lazer e Turismo. Turismo e Desenvolvimento local. Turismo na Natureza. Turismo no Espaço Rural e Urbano. Políticas Públicas para o Turismo. Planejamento e Gestão do Turismo Sustentável. Turismo e Mega - Eventos. Turismo Religioso, de Aventura e Ecológico.

8) Espaço e Cultura

Geografia e elementos da Cultura na organização espacial. Cultura e Geografia: construções epistemológicas. Espaço e simbolismo. Modernidade, pós-modernidade e representações espaciais. Sistemas tecnológicos e práticas culturais. As manifestações culturais no espaço. Patrimônio, paisagem e cultura. Identidade e cultura. Múltiplas territorialidades urbanas e rurais.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário