Seguidores

segunda-feira, 3 de abril de 2017

A VAIDADE DA MULHER CANGACEIRA

Por Noádia Costa

Inácia em vestido de batalha - Desconheço autor da foto

A vida perigosa e nômade do Cangaço, não fez com que as mulheres que participavam dos bandos descuidassem da beleza. As cangaceiras usavam o chamado vestido de batalha, que identificava a mulher cangaceira.

Esse vestido possuía mangas longas para proteger do sol e dos espinhos. O vestido era enfeitado com galões coloridos na altura do peito, os desenhos variavam de acordo com o gosto da dona. A região abaixo da cintura também possuía dois galões padronizados. Esses vestidos possuíam cinco bolsos. As cangaceiras ainda utilizavam luvas bordadas e decoradas. E que em alguns casos possuíam as iniciais da dona.

Maria Bonita em vestido de batalha - Benjamin Abraão

O outro vestido utilizado pelas cangaceiras foi chamado pela cangaceira Dadá de vestido civil. Esses vestidos eram utilizados nos bailes promovidos pelos cangaceiros e em ocasiões especiais. Se baseavam nos vestidos da moda das cidades do interior do sertão. Cabelos sempre alinhados e presos com presilhas que muitas vezes eram de ouro. Raramente as cangaceiras usavam cabelo solto. E não usavam cabelo curto.

As cangaceiras também utilizavam grande quantidade de colares e anéis que davam um caráter de luxo e imponência as mesmas. Os homens faziam questão de conseguir joias para enfeitar suas companheiras. Fora isso os lenços de seda que recebiam o nome de jabirica completavam o look das cangaceiras.

Maria Bonita e Cristina usando vestido civil. - Benjamin Abrahão.

As cangaceiras não abriam mão de perfumes de qualidade para que o cheiro não desaparecesse rapidamente. A cangaceira Adília no documentário A Mulher no Cangaço, relata o seu gosto pela maquiagem se mostrando bastante vaidosa. A própria rainha do Cangaço Maria Bonita foi fotografada por Benjamin Abrahão muito bem arrumada, sem deixar a desejar para nenhuma dama da alta sociedade.

As fotos de Benjamin Abrahão mostram como as cangaceiras queriam ser lembradas, mulheres elegantes, alinhadas e que não descuidavam da beleza.

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/1747973332181837/?notif_t=like&notif_id=1491216407014303

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário