Seguidores

sexta-feira, 21 de julho de 2017

PRAÇA DOS SERESTEIROS

Por José Mendes Pereira
https://www.youtube.com/watch?v=UknCfuhgU1Y

O Rio Grande do Norte produziu nas terras da cidade de Mossoró um dos melhores seresteiros, e que até ainda hoje não foi substituído por outro, o Francisco de Almeida Lopes que era carinhosamente alcunhado em Mossoró por Cocota.

Cocota foto gentilmente cedida pelo poeta, escritor, professor e pesquisador do cangaço Antonio Kydelmir Dantas de Oliveira

Era filho do senhor  Messias Lopes de Macedo e da honrada dona Joana Almeida Lopes, e irmão dos cantores Oséas Lopes (o atual Carlos André), Hermelinda Lopes e João Batista Almeida Lopes que artisticamente, é conhecido por João Mossoró, os três foram fundadores e componentes do Trio Mossoró, que durante muitos anos, fez sucesso de Norte a Sul e de Leste a Oeste do Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=UknCfuhgU1Y

Vejam bem, a foto acima é da tal Praça dos Seresteiros em Mossoró que a Prefeitura Municipal construiu, em frente à antiga casa em que moraram o seresteiro e o Trio Mossoró, além de pequenina, está totalmente acabada, bancos quebrados, piso destruído, suja, cheia de mato, servindo apenas para acomodar alguns carros, e pessoas que usam drogas, sem que a Prefeitura Municipal de Mossoró tome as providências para recuperá-la.

http://telescope.blog.uol.com.br/sociedade/arch2010-06-01_2010-06-30.html

Não é difícil o leitor entender: Ao lado direito da foto, um pouco acima desta barragem, está a Praça dos Seresteiros, e colada a ela, era a casa da família Almeida Lopes do antigo Trio Mossoró.

O cantor Carlos André segundo ele me enviou através de e-mail, tem um projeto para ser construído sobre a barragem de Mossoró, que acho eu que ele cansou de tanto esperar, pretende fazer com os seus próprios recursos, acho, não sei, já que as autoridades de Mossoró não tomam esta causa para si. 

Segue o que me enviou o cantor Carlos André:

PROJETO PARA A PRAÇA DOS SERESTEIROS EM MOSSORÓ
Por: Oséas Lopes - o cantor Carlos André 

Carlos André, João Mossoró alcunhado por Sibito( segundo o Kydelmir Dantas e ele, apelido dado por Luiz Gonzaga quando ele trabalhou com o rei do baião), e Hermelinda Lopes.
Amigo Mendes,

a "Praça dos Seresteiros" é Cultura Popular, e como a nossa cidade de Mossoró é considerada a capital da cultura popular do Rio Grande do Norte, essa Praça a muito que já era para estar pronta, em homenagem, não somente ao Cocota, mas toda classe artística  de nossa cidade. Ali, pretendemos fazer um pequeno palco, e nas paredes, colocaremos quadros dos grandes do Rádio na época como: Paulo Gutemberg, Genildo Miranda e tantos outros. Todos serão lembrados.

 Da esquerda para direita: José Renato, sobrinho de Paulo Gutemberg, Nilo Santos, radialista e Paulo Gutemberg, todos já falecidos.

..., Carlos Augusto Rosado da família numerada de Mossoró, José Genildo de Miranda, ... e Dr. Jerônimo Dix-huit Rosado Maia ex-senador e ex-prefeito de Mossoró.

No paredão da barragem faremos caricatura de todos os artistas da terra. Ali também serão colocadas algumas mesas, com a seguinte inscrição: "MESA DA FAMA", com nomes de seus artistas que se destacaram no cenário artístico Nacional. (A título de ilustração, nos Estados Unidos da América, existe a calçada da fama).

Na praça será um dia o encontro de toda classe artística da cidade. Por cima da barragem, teremos que fazer, de acordo com o projeto, uma ponte de madeira, tipo passarela, por cima da barragem, ligando o local onde fica a ARTE DA TERRA" e a "PRAÇA DOS SERESTEIROS." Quem estivesse na Arte da Terra, não precisaria pegar o carro e dar a volta até a Praça, e sim, atravessaria a passarela. Esta passarela teria (e tem) um toque turístico cultural, com o rio cheio, então que seria bonito ficar na passarela bem em cima da barragem. Logicamente, que aos lados da passarela, teremos uma proteção aos lados fechados, para evitar alguma surpresa de algum descuido. 

Rio Mossoró quando está cheio é assim
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/despoluicao-nao-depende-so-de-mossoro/43104

A Praça dos Seresteiros às sextas-feiras, teremos Mossoró ao Luar, com Seresta, e as quartas-feiras à noite do chorinho com artistas da terra. Será incluído também uma lanchonete barzinho, que ainda estou estudando o nome bem popular que se identifique com o local.

Vamos se falando quando surgirem outras lembranças.

Grande abraço.

Oséas Lopes (Carlos André)
Tel. 55 (81) 3422.0605 / (81) 9121.4485

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Agora só falta a prefeita Rosalba Ciarlini ter interesse para executar esta obra que a população de Mossoró tanto espera por sua construção. 

Este material foi enviado pelo próprio cantor Carlos André.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário