Seguidores

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

A NOITE ESCURA DE MEME

*Rangel Alves da Costa

Que noite escura, hein Meme?! Que noite mais escura a sua, moça bonita. Tudo por causa de uma tristeza, de uma solidão, de um aperto no coração. Sei que é muita coisa Meme, mas sua noite não deveria ser assim. A lua entrando pela fresta da telha e você na maior escuridão. A lua entrando pelas vagas da velha janela e você no breu maior. Até a luz acesa - se acesa estivesse - não iluminaria sua noite. Tudo por causa de uma tristeza, de uma solidão, de um aperto no coração.
Os seus olhos estavam abertos. Com luz, portanto. Bastaria abrir mais a janela, mas você não abriu. Por que não acendeu a luz, por que não saiu à calçada, por que não chamou a lua inteira para juntinho do seu travesseiro. Meme, Meme, pelo amor de Deus! Lá fora e lá dentro do quarto as estrelas brilhando, poeiras luminosas do espaço dançando ao redor e você apagando toda a luz da existência. E tudo por causa de uma tristeza, de uma solidão, de um aperto no coração.
Meme, querida Meme, deixe-me contar uma coisa. Quando você era pequenina, sua babá até se admirava ao contar e cantar mil histórias infantilmente assombrosas e nada de lhe causar qualquer medo ou arrepios. Falava sobre o bicho-papão que vinha pegar criancinha que não dormisse. Falava sobre a bruxa má que ia entrar pela janela acaso você não dormisse logo. E você Meme, você nunca teve medo de nada, de absolutamente nada. Então, por que agora?
Então por que agora, querida Meme. Faça de conta que tudo não passa de um bicho-papão, de uma bruxa feia e malvada, de um cavalo de fogo que quer pular a janela para lhe pegar. Sei que você não teme nada disso. Então nada acontece por que você nada teme. Por que ficar assim por algo que pode ser esquecido com a luz que pode chamar para si. Há um mundo de luz ao seu redor, tudo querendo brilhar, mas não, pois preferindo a escuridão. E tudo por causa de uma tristeza, de uma solidão, de um aperto no coração. 
Sei que não é fácil Meme, nada é fácil assim de ser resolvido, querida Meme. Tristezas, solidões e apertos no coração, são dolorosos demais. E principalmente pelos motivos para que tudo esteja assim. Não quero falar sobre os motivos agora. Sei muito bem que minhas palavras podem causar aflições ainda maiores. E não quero que sofra ainda mais e chame para si ainda mais breu do que esse nome que lhe encobre a alma. Mas pense na luz. Pense numa saída, querida Meme.
A noite já se alonga e você continua assim. Torne essa escuridão em luz, querida Meme. Ainda que não houvesse a luz da fresta, ainda que não houvesse a luminosidade da lua que entra por todo lugar, ainda que estas estrelas e estas poeiras de astros não estivessem sobre sua cama, ainda assim seria possível fazer fulgurar na mente a luz possível de se avistar uma saída. Mas você insiste em sofrer, em padecer, em se martirizar. Faça isso não, querida Meme. Espante essa escuridão. Acena a luz, acenda a luz.
Eu não queria falar sobre isso, mas tenho que dizer. Dizer sobre os motivos de sua tristeza, de sua solidão e do seu aperto no coração, tudo o que faz que sua noite seja assim de tanta e tamanha escuridão. Pois bem. Sua tristeza não é por que terminou o namoro. Sua solidão não é por que foi abandonada pelo namorado. Seu aperto no coração não é por que tudo isso aconteceu sem você desejar. Não. Pelo contrário.
Meme, Meme, difícil demais de acreditar no que vou dizer. Você está assim por que está amando, namorando. Mas você queria amar, namorar, ser feliz ao lado de um jovem bom. O problema é que namorando você acha que afastou de si a criança a criança que ainda vive em você. Você acha que namorando já não é mais aquela menina que gosta de brincar de boneca e falar com borboletas e passarinhos. Você imagina que perdeu sua infância, sua meninice, sua inocência mais bela.
Fique assim não, querida Meme. Feche os olhos e adormeça. Mesmo amando, mesmo namorando, sua criança ainda está em você. E tanto assim que no sonho surgirá uma menina brincando de soprar bolinhas de sabão. É você Meme. É você e sua luz no mundo!

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário