Seguidores

terça-feira, 11 de agosto de 2020

NÓS E OS RIOS

Clerisvaldo B. Chagas, 11 de agosto de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.364

CHEIA DO RIO IPANEMA NA BARRAGEM DE SANTANA. (FOTO: ÂNGELO RODRIGUES

      Rios são cantados e decantados pelo homem desde a Antiguidade. Os poetas têm em suas águas a inspiração para  estrofes saudosas, nostálgicas, comparativas. Todos os rios do mundo possuem a magia como fonte de vida e coisa muito particular do Senhor.

Você sabia que a vida dos rios é semelhante ao nosso viver? Os rios também possuem seus ciclos de vida: juventudematuridade e velhice.
Caracteriza a juventude de um rio pela erosão vertical. O rio
escava seu leito para acomodamento verticalmente formando um vale com erosão violenta.
maturidade mostra-se com erosão horizontal fazendo meandros. O rio já alcançou o seu equilíbrio, a rede hidrográfica já se apresenta organizada, distinguindo-se de modo claro seus afluentes e subafluentes. Tem início o trabalho de acumulação e o surgimento de planícies aluviais. Nessa fase, o rio começa a se desviar do seu curso sinuosamente fazendo meandros.
velhice de um rio. Suas águas lentas já não realizam mais um trabalho intenso de erosão nem de transporte. Em ambos os lados do seu curso, se depositam sedimentos que constituem diques naturais em formas de ferradura que ficam isolados. Novas cheias podem romper esse isolamento.
O lugar onde um rio nasce, chama-se nascente, nome muito usado no plural. O lugar onde o rio despeja suas águas (final) tem o nome de foz, desaguadouro e barra, esta bastante usada no Brasil, principalmente nos sertões nordestinos. Talvegue, é a parte mais   profunda de um rio. Suas laterais chamam-se margens (esquerda e direita). Leito é o lugar por onde escorre suas águas. Afluente é um rio que despeja suas águas em outro. A direção do rio para a foz se diz a jusante. A direção do rio para as nascentes, se diz: a montante.
São os rios que levam alimentos para os mares, que alimentam os peixes e que vão para a sua mesa.
Bem disse o poeta:
“Água corrente
Água corrente
        Teu destino é igual
              Ao destino da gente..”.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário