Seguidores

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

MORRE A ATRIZ E CANTORA VANJA ORICO, A MAIS BONITA MARIA BONITA DO CINEMA.

Por João de Sousa Lima

Conheci Vanja Orico em 2008 quando realizamos o encontro de três cangaceiros e dois soldados de volantes. O encontro aconteceu em Fortaleza, Ceará.


Mantive sempre contato com Vanja e quando do lançamento do seu documentário: “Vanja Vai, Vanja Vem”, ela me presenteou com um filme e um CD (Mexe com o corpo) autografado e que guardo com carinho.


O Portal G1 da Globo noticiou a sua morte:

Ela lutava contra um câncer no intestino e teve falência múltipla de órgãos.

Atriz foi a única brasileira a atuar com o cineasta italiano Frederico Fellini.


Morreu nesta quarta-feira (28) no Rio, aos 85 anos, a cantora, atriz e cineasta Vanja Orico. Acometida por Alzheimer, ela ainda lutava contra um câncer de intestino e estava internada desde o dia 11 de janeiro. O enterro está previsto para esta quinta-feira (29), às 16h, no Cemitério São João Batista, Zona Sul do Rio.



Vanja se projetou no cenário artístico em 1953 ao interpretar a música Mulher Rendeira, tema do filme O Cangaceiro, de Lima Barreto. Ela acabou sendo consagrada como a musa do “Ciclo do Cangaço”, tendo participado de filmes como Lampião, O Rei do Cangaço e Jesuíno Brilhante, o Cangaceiro.



A artista carioca participou de mais de 20 filmes e foi a única atriz brasileira a atuar com o cineasta Frederico Fellini, na década de 50, no filme "Luci del Varietá" ("Mulheres e luzes").


Vanja também teve participação notória durante a ditadura militar. Ela foi presa e torturada depois de interromper a ação de policiais durante o enterro do estudante Édson Luiz, morto pela repressão. "Não atirem, somos todos brasileiros", teria gritado Vanja aos policiais do regime.

http://www.joaodesousalima.com/2015/01/morre-atriz-e-cantora-vanja-orico-mais.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário