Seguidores

domingo, 13 de agosto de 2017

O CARIRI CANGAÇO EXU POR JULIANA PEREIRA

Kydelmir Dantas, Joquinha Gonzaga e Juliana Pereira: Luiz Gonzaga, 
"Personalidade Eterna do Sertão"

O Cariri Cangaço, evento de maior expressão no Brasil no que concerne aos debates acerca das mais variadas temáticas sobre a história e a formação cultural nordestina, realizou nos dias 20 a 23 de julho, mais uma edição de luxo, o Cariri Cangaço Exu-Serrita. Dentre muitos momentos ímpares, emocionantes e de muitos aprendizados, quero destacar alguns; primeiro, a entrega do título " Personalidade eterna do Sertão", homenagem justa, conferida a Luiz Gonzaga do Nascimento e recebida por Joquinha Gonzaga, sobrinho e herdeiro musical de Luiz Gonzaga. 

O Cariri Cangaço chegou a Exu para dá dimensão a obra de Gonzaga, no sentido de sua representatividade, não só na música, mas em toda formação cultural nordestina. Ouvir Gonzaga, ensiná-lo, entendê-lo, conhecê-lo é mais que uma atitude cultural, é uma atitude moral. É um ato de gratidão e reconhecimento ao maior porta-voz da nação nordestina. Luiz Gonzaga levou o Nordeste para os grandes centros do Brasil. Gonzaga serenizou a saudade no peito dos muitos sertanejos que viviam em outras regiões do Brasil. E, sobretudo, Gonzaga apresentou o Nordeste para os nordestinos, nos fez/faz sentir orgulho do que somos.

Luiz Gonzaga do Nascimento, personalidade eterna do sertão, 
a alma mais nordestina e poética. 

Gonzaga foi um gênio no sentido mais amplo da palavra, sua genialidade era sentida não só nos acordes de sua sanfona ou no eco de sua voz, mas no fato de não ter desviado o foco, não ter perdido o eixo ou perdido suas raízes. Gonzaga é, sem sombra de dúvidas, o maior ícone da cultura nordestina. Em Gonzaga, encontramos todos os demais ícones formadores dessa colcha de retalhos maravilhosa e colorida, que é a cultura nordestina e a vivencia sertaneja. Sua representatividade passa por Pe. Cícero, Vaqueiros, Cangaço, Coronel, Caatinga e toda a saga nordestina em sua plenitude. Gonzaga é a síntese poética do sertão. É a nossa zelação mais brilhante, é o vento cantarino que desceu do Araripe e ecoa pelo universo. 

"Eu passaria horas, dias, anos escrevendo sobre Gonzaga, e jamais esgotaria a relação perene de amor, admiração e gratidão que tenho por ele e por sua obra. Cheguei a Exu com o coração emocionado por mais uma vez, pisar no solo sagrado de um dos meus ídolos. Voltei ainda mais encantada e apaixonada por sua obra e por tudo que ele representa. Em sendo assim, recorro ao simples, e, apenas me curvo e o reverencio. Gratidão por tudo que somos enquanto espaço cultural, enquanto expressão de nordestididade."



Comenda Alcino Alves Costa da SBEC para Juliana Pereira

O segundo momento e não menos importante e emocionante, foi receber das mãos do Presidente da SBEC-Sociedade Brasileira de Estudo do Cangaço, o Prof.Bendito Vasconcelos, a comenda Alcino Alves Costa. Não bastasse a minha relação de amor profundo pelo o nordeste, por Gonzaga e por está em EXU, recebi uma comenda que leva o nome do meu pai espiritual, meu querido amigo, amado e eterno mestre. Só Deus sabe o tamanho que ficou meu coração, só Deus sabe a gratidão e a emoção que senti. 

Eu também não poderia deixar de citar a Missa do Vaqueiro... meu Deus, quão grandes és TU! Não ha palavras para descrever o que sente uma alma sertaneja e apaixonada pelo nordeste, ao presenciar seus heróis encourados, aboiando e cantando uma "Ave Maria Sertaneja"... fui às lágrimas. 

Juliana Pereira no Cariri Cangaço Exu 2017

Por fim, quero render minha sincera gratidão, admiração, respeito e amor fraterno a uma das maiores personalidades, não só do sertão, mas do Nordeste Brasileiro, Manoel Severo Barbosa. Por tudo que tem feito em prol da história e da cultura. Por tudo que tem feito por nós, amantes, pesquisadores, estudiosos, curiosos e demais interessados na preservação do nosso patrimônio imaterial, a nossa Cultura. Severo, um gigante de coração doce, de sensibilidade impar e visão sem fronteiras, sem limites. 

Um sonhador que não sonha só, um realizador generoso. Líder, amigo, mestre, irmão, cúmplice; o timoneiro que nos conduz a viagens fantásticas, a universos incríveis! Embarcamos sempre com a confiança e a certeza de que voltaremos sempre emocionados, felizes, enriquecidos de conhecimentos e agradecidos. Severo, nós te agradecemos por tudo, por ter nos juntado em uma só batida, um só pulsar, uma só emoção. Você merece toda reverencia, todo respeito e admiração. Agradeço a todos os irmãos e confrades que concebe a família Cariri Cangaço!!! Um abraço fraterno em cada um.

Juliana Pereira
Pesquisadora, Conselheira Cariri Cangaço
Quixada, Ceará

http://cariricangaco.blogspot.com.br/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário