Seguidores

segunda-feira, 27 de março de 2017

VISITA AO LOCAL DA PRISÃO DO CANGACEIRO ANTÔNIO SILVINO. (PARTE 02 E 03 VEJA NOS COMENTÁRIOS)

https://www.youtube.com/watch?v=ZIJYA_QE_8U

Neste documentário, você irá conhecer a antiga fazenda do Sr. Joaquim Pedro, localizada no sítio Lagoa da Laje (no município de Frei Miguelinho, antes pertencente a Taquaritinga, no Agreste pernambucano), onde há cerca de 100 anos atrás, ocorrera neste local a prisão do famoso cangaceiro Manoel Baptista de Morais o famoso "Antônio Silvino" também conhecido por " Rifle de Ouro", em 28 de Novembro de 1914, na primeira metade do século XX, pelo alferes da Polícia de Pernambuco Teófanes Ferraz Torres ( delegado do município de Taquaritinga), Zé Alvino (sargento), e outros soldados da volante.

*DADOS BIOGRÁFICOS DE ANTÔNIO SILVINO:

- Nome completo: Manoel Baptista de Morais

- Data e local de nascimento: 02 de novembro de 1875, na fazenda Colônia.

- Apelidos de infância: Batistinha e Nezinho

- Filiação: Francisco Baptista de Morais e Balbina Pereira de Morais.

- Prisão: Ficou preso por 23 anos na antiga Casa de Detenção (hoje Casa da Cultura) no Recife, em Pernambuco; na Cela 35, do Raio Leste. Era o prisioneiro de Nº 1122. É libertado no governo de Getúlio Dornelles Vargas, através de um indulto presidencial.

- Ano e causar para entrar no cangaço: Inicia-se no cangaço em 1896, aos 21 anos de idade, junto com seu irmão Zeferino, após o assassinado do seu pai "Batistão do Pajeú" (também bandoleiro), na feira-livre de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, em Pernambuco.

- O nome de guerra: Adota o nome de Antônio Silvino, em homenagem ao tio Silvino Aires Cavalcanti de Albuquerque, que era também bandoleiro. 

- Data e local de falecimento: Faleceu aos 69 anos de idade em Campina Grande na Paraíba, no dia 30 de julho de 1944.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário