Seguidores

domingo, 5 de maio de 2024

AMIGOS...

Por Hélio Xaxá


Que foi que eu fiz?
Por que você fugiu?
Só quis te ver feliz
E aí, por que partiu?
Inda te amo, viu!?
Não me deixe jamais...
Será que mentiu?
Cê não me ama mais?
Amigo não abandona
A amizade sempre fica
Se o amor vem à tona
O coração se sacrifica
Se alguém se apaixona
Amiga, o amor edifica.


https://www.facebook.com/eleni.pereira.5055

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SERRA DO CATOLÉ

Por José Cícero

Serra do Catolé: Nesse local, na Serra do Catolé, município de Belmonte-PE, no ano de 1924, Lampião ficou se recuperando por dias, quando foi baleado no pé direito.

Na foto, meu primo pesquisador e grande poeta Cicero Aguiar.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

sábado, 4 de maio de 2024

JOÃO BEZERRA FALECEU EM...?

 Por Robério Santos

João Bezerra não faleceu em 1979 como estão teimando aqui no grupo, mas em 1970. Todos os livros, jornais, sepultura e familiares estão errados? Jamais! A data correta está aí na imagem. Resta alguma dúvida?

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/?multi_permalinks=2191797967831169%2C2191483157862650%2C2191126007898365%2C2190751674602465%2C2190701034607529%2C2190610091283290%2C2189859401358359%2C2189989588012007&notif_id=1714592875493047&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

CONFRONTO DOS MARCELINOS COM OS XAVIER - CANAL CANGAÇO EM FOCO

Por Cangaço em Foco
 https://www.youtube.com/watch?v=VV0b17txNeQ&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

Antigo Casarão dos Xavier em Barbalha CE.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


𝑴𝑶𝑹𝑹𝑬𝑼 𝑪𝒀𝑹𝑰𝑳𝑳𝑶

Jaozin Jaaozinn

Dos mais afamados Engrácias, Cirilo foi um dos maiores destaques entre sua família, principalmente por ser ele o chefe ou professor de cangaceirismo de Zé Baiano, ensinando as primeiras vogais das ostes cangaceiras. Com o passar de Lampião para a Bahia, em 1928, Cirilo e seus parentes ingressaram de uma vez no bando de Virgulino (estes que já tinham contato com o Rei do Cangaço desde 1926), permanecendo com o mesmo até o começo de 1930. Depois do caso de estupro envolvendo o seu sobrinho Antônio Caboclo, o cangaceiro Sabiá, com a filha de um coiteiro da região de Arrasta Pé/BA, Antônio e Cirilo se afastam do grupo, permanecendo poucos familiares seus no bando de Lampião.

Virou chefe de grupo após a morte de seu irmão Antônio, em junho de 1930, entre Chorrochó Riacho da Várzea, que depois de um confronto com a força baiana de Hermógenes Gomes à noite, Antônio estava voltando no escuro quando recebeu um tiro por engano de seu irmão Cirilo, só vendo a situação depois do clarão iluminar o rosto de seu mano. Depois desta, começou a agir boa parte nas regiões da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

• 𝑴𝑶𝑹𝑻𝑬

Após a confusão com seu sobrinho Zé Sereno - por ele não ter ajudado a companheira de seu tio, a cangaceira Moça, que estava grávida, a lavar os seus pés inchados com água quente - no dia 04 de agosto, em 05 de agosto Cirilo foi enviado junto com Limoeiro para Inhapi/AL (na fazenda Buenos Aires), onde pegariam uma encomenda de enxovais do filho de Dadá, que estava prestes a nascer. Chegando lá, pegam as roupas, pagam a costureira e seguem até a casa de Candinho, pedindo um pouco de comida, depois seguem para um riacho afim de beberem água.

Na volta, perto do riacho Piedade, encontram um caminhão da Fábrica de Linha da Pedra, e, por estar com dificuldades de seguir viagem, os dois cangaceiros decidem atacar o transporte. Entretanto, próximo ao comboio, se encontrava um grupo da localidade, com a presença do Subdelegado Agripino Feitosa, bem preparada com armamento e munição, onde revidam rapidamente.

Cirilo recebeu um tiro no peito direito, caiu mas levantou, e seguiu riacho adentro para não ter rastro de sangue, enquanto Limoeiro fugiu por terra.

15 minutos depois, encontram o corpo do facínora enrijecido, encostado em um barranco, totalmente paramentado, com 260 balas distribuídas em cada cartucheira, bandoleira com moedas de prata e com aquela cabeleira que já mostrava ser um cangaceiro, logo um Engrácia... Abriram os seus embornais e viram roupas de criança, imaginaram que tinha um grupo por perto e que tinha alguma mulher prestes a parir.

Seu corpo, levado por um burro a Mata Grande/AL, foi amarrado em uma tábua em frente a cadeia pública para que ficasse de pé, ocorrendo a macabra fotografia pos-mortem do bandoleiro e de alguns dos membros que o liquidou.

Limoeiro conseguiu voltar ao grupo e deu a notícia do confronto que ocorreu no caminho, porém, não sabia da notícia da morte de seu amigo. Rapidamente descobrem da baixa e da foto que tiraram. Moça cai em desespero e se diz culpada pelo acontecido. Todos pegos de supetão, ainda mais Zé Baiano, que tinha uma amizade boa com seu tio.

Começou a partir desse ano as inúmeras baixas da família Engrácia no cangaço.

𝑭𝑶𝑵𝑻𝑬: 𝐿𝑖𝑣𝑟𝑜 𝑍𝑒́ 𝐵𝑎𝑖𝑎𝑛𝑜 - 𝑅𝑜𝑏𝑒́𝑟𝑖𝑜 𝑆𝑎𝑛𝑡𝑜𝑠.

.𝐂𝐀𝐍𝐆𝐀𝐂̧𝐎 𝐁𝐑𝐀𝐒𝐈𝐋𝐄𝐈𝐑𝐎.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2426327474242849&notif_id=1714820200369954&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SE CARLOS PRESTES ENTRASSE EM JUAZEIRO, ERA O FIM DO CANGAÇO LAMPIÔNICO??? - CANAL CANGAÇO EM FOCO

Por Cangaço em Foco 

https://www.youtube.com/watch?v=q3LW9hTI8bY&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O SAPATEIRO DE LAMPIÃO

Por Beto Rueda

Em meados de 1926, Lampião concebeu um plano para aniquilar o vilarejo de Nazaré, reduto dos seus inimigos. O plano consistia em isolá-lo do resto do mundo através da proibição da entrada ou saída de qualquer vivente, com o que acreditava levaria os moradores a total inanição, quando então daria o bote final.

João Severo, sapateiro de Lampião

João Severo, sapateiro conhecido, que fazia alpergatas para várias pessoas, inclusive ao chefe dos cangaceiros, foi acusado de levar e trazer mantimentos para a vila. Furioso, Lampião destacou Sabino para pegá-lo vivo ou morto.

Avisado com antecedência, João Severo mudou o seu itinerário, fracassando o célebre lugar tenente nas duas emboscadas que esse lhe preparou.

A partir de então, Sabino disse a Lampião que a maneira mais fácil de capturá-lo seria na festa de "renovação de santo, na casa de seu pai, na fazenda Cipó.

No dia da festa, João chegou a festa despreocupado e foi preso por dois cangaceiros que o levaram a Sabino e Antônio Ferreira. Era o seu fim.

Nesse momento, como por milagre, foi chegando o padre José Kherle que viera para rezar a renovação e intercedeu a favor do sapateiro, foi o que lhe salvou a vida.

O padre pediu pela presença de Lampião. Contrariado, Sabino mandou trancar o infeliz em um quarto, enquanto esperava a decisão final do chefe.

Sabino e Antônio Ferreira dançaram e beberam até o quebrar da barra. Lampião só chegou no clarear do dia.

Quando soube da prisão, Lampião mandou levar o sapateiro a sua presença e disse: "- Mas João, você como meu amigo, como pode ter me traído desse jeito?" Severo, sentindo o cheiro da morte ao seu redor, quase chorando, respondeu: "- Eu ando em Nazaré quase todo dia tratando dos meus negócios, compro uma solinha, os pregos e outras coisas para o meu serviço. Eu tenho família em Nazaré, não nego, como você também tem!

Satisfeito com a explicação do prisioneiro, Lampião ficou pensativo.

De repente, achegou-se Sabino de parabellum engatilhado, os olhos injetados de sangue, doido para matar. "- Como é compadre, vamos ou não vamos estourar os miolos desse infeliz?"

O rei do cangaço, sem nada responder, afastou Sabino para o lado e mandou que João Severo fosse embora em paz.

O sapateiro em felicidade comentou: "- Devo a minha vida em primeiro lugar ao padre José e em segundo a Lampião. Pelo gosto de Sabino, eu já era defunto a muito tempo.

Imagem: Foto de João Severo aos 93 anos, em 1995.

REFERÊNCIA:

LUCETTI, Hilário; DE LUCENA, Magérbio. Lampião e o estado maior do cangaço. Crato: Craturismo, 1995.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=8026964923980968&set=gm.1465571354046816&idorvanity=508711929732768

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOÃO BATISTA DE ALMEIDA, O FAMOSO JOÃO MOSSORÓ, DO TRIO MOSSORÓ, É NOSSO CONTERRÂNEO.

 Por José Mendes Pereira

https://www.youtube.com/watch?v=6v2R3cUheOM&ab_channel=FestarMuito

O CANTOR JOÃO MOSSORÓ FAZ SHOW NO PRIMEIRO SÁBADO DE CADA MÊS, NO RIO DE JANEIRO, NO MERCADÃO CADEG. 

E você que é nordestino, principalmente de Mossoró, ou de outra cidade do Rio Grande do Norte, e mora no Rio de Janeiro, ou apenas passeia por aí na cidade maravilhosa, prestigie o artista João Mossoró, participando dos seus shows. Ele é nosso conterrâneo, ex-integrante e fundador do famoso Trio Mossoró.

Em 2012, ele esteve aqui em Mossoró, na minha casinhola acompanhado do seu irmão também cantor Carlos André, em companhia do pesquisador do cangaço Kydelmir Dantas de Oliveira. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ROTA DO CANGAÇO

Por João de Sousa Costa

Rota do Cangaço na Paraíba. Sítio Jacu, Nazarezinho. Casarão que pertenceu ao cangaceiro Chico Pereira. O ataque a Sousa, em 1924, pelo bando de Lampião, comandado por Sabino Gomes, Antônio e Levino Ferreira, Meia-noite e Chico Pereira, partiu desse Casarão. Lampião ficou em Patos de Irerê-PB, estava ferido.

Página do pesquisador Volta Seca.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

 Por Fabiana Agra

Este livro conta a história de Francisco Pereira Dantas, um filho de coronel que entrou para o mundo do cangaço após vingar a morte do pai João Pereira – fazendeiro e comerciante do povoado de Nazareth. O Cowboy do Sertão disse “sim” ao código de honra do seu tempo e, em sua vindita, arrastou junto a cidade de Sousa, que no ano de 1924 foi invadida e saqueada pelos cabras de Lampião e de Chico Pereira.

O Cangaceiro de Nazareth foi chefe de bando e foi cabra do bando de Lampião; amigo de poderosos, bem relacionado com autoridades, mas acabou assassinado em terras do Seridó potiguar, próximo a Currais Novos, em circunstâncias até hoje discutidas pelos estudiosos do fenômeno do cangaço.

É sobre Chico Pereira, mas também é sobre as razias e atrocidades cometidas pelos cangaceiros no alto sertão da Paraíba e no alto oeste potiguar durante a década de 1920, que este livro trata. Arme a rede no torno do alpendre, chame os amigos, que a história já vai começar. É cangaço nas veias!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=25340448885601684&set=a.390932940979957

http://nlogdomendesemendes.blogspot.com

NORDESTE: HIGINO BELARMINO E A SEDIÇÃO DE JUAZEIRO

 Por Fatos na História

https://www.youtube.com/watch?v=KAUnWcZpIz8&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

"Em 5 de dezembro de 1912 o soldado Higino recebeu ordens para se deslocar para a cidade de Exu, distante 600 quilômetros de Recife. Ele ficou por dois anos compondo a guarnição local. Foi quando no Ceará estourou a Sedição do Juazeiro de 1914..."
Referências: .Tok de História .Rostand Medeiros Imagens: Tok de História

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO ASSALTA CAMINHÃO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=BzgxGyd7CAA&ab_channel=Canga%C3%A7oAderbalNogueira

Primeira parte da entrevista com o Professor Ary Bezerra Leite sobre o assalto de Lampião a um caminhão que trafegava nas estradas do sertão. Para participar da Expedição Rota do Cangaço entre em contato pelo e-mail: narotadocangaco@gmail.com Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @cangacoaderbalnogueira   Parcerias: narotadocangaco@gmail.com #lampiao #cangaço #maria bonita #cangaceiros

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

sexta-feira, 3 de maio de 2024

HERMELINDA LOPES

Hermelinda de Almeida Lopes (Mossoró31 de outubro de 1945 – Rio de Janeiro, 1 de abril de 2023) foi uma cantora e compositora brasileira. Iniciou sua carreira musical no Trio Mossoró, que formou com os irmãos Carlos André e João Mossoró no final da década de 1950.[1] Faleceu vítima de infarto no Rio de Janeiro, cidade onde morava há algumas décadas.[2]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hermelinda_Lopes

CHEGAMOS EM...

Itamar Nunes Art

Amigos e amigas que gostam do tema cangaço, chegou na plataforma do Catarse o quadrinho arretado do mestre Itamar Nunes Art "A SAGA DE LAMPIÃO", vai lá e apoia esse trabalho maravilhoso.


https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FREI DAMIÃO

Por Robério Santos

Uma foto incrível da década de 90 em Nossa Senhora Aparecida-SE. No lado esquerdo, Pedro Francisco (que nos deixou recentemente), Frei Damião e Madrinha Vânia (que já partiu também). Foto provavelmente dentro da igreja Matriz. Vocês viram pessoalmente Frei Damião? Eu vi! Um santo em vida.

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/?multi_permalinks=2191126007898365%2C2190751674602465%2C2190701034607529%2C2190610091283290%2C2189859401358359%2C2189989588012007&notif_id=1714592875493047&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VISITA AO TÚMULO DO CASAL CANGACEIRO MORENO E DURVINHA EM BELO HORIZONTE/MG.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=i6YONU87Poc&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Visita ao túmulo do antigo casal cangaceiro Moreno e Durvinha, antigos integrantes do bando de Lampião, na cidade de Belo Horizonte/MG. Na ocasião entrevistei e obtive depoimentos surpreendentes e emocionantes de Neli Maria da Conceição e de Marcio Michel, respectivamente filha e amigo da família que acompanharam a vida de Moreno e Durvinha durante seus últimos anos de vida. Uma história fantástica e relatos inéditos da vida desse que foi o último casal de cangaceiros. 

Assistam... 

Geraldo Antônio de Souza Júnior.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VELÓRIO DO CORONEL JOÃO BEZERRA DA SILVA, O MATADOR DE LAMPIÃO,MARIA BONITA E...

Por Robério Santos

Velório do Coronel João Bezerra. De pé, os filhos @paulo.britto.51 e Valdeci Britto. Fonte: Gazeta de Alagoas, 06.12.1970. Retirado do recém lançado livro “CORONEL JOÃO BEZERRA: O comandante da volante que matou Lampião”.

Autores: Paulo Britto @paulo.britto.51 e Benner Britto @benner_britto (2024). Conheciam esta foto?

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/?multi_permalinks=2190610091283290%2C2189859401358359%2C2189989588012007&notif_id=1714592875493047&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O AUTO DA COMPADECIDA 2 | TRAILER ANALISADO | CNL | 1514

Por Cangaço na LLiteratura 

https://www.youtube.com/watch?v=wazpG1aBliI&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

quinta-feira, 2 de maio de 2024

EXTRA - FILHA DE CARROCEIRO EMOCIONA A WEB: 'TE AMO E JAMAIS TEREI VERGONHA DO SENHOR'

 


Amor familiar é o maior de todos, certo? Pois uma postagem no Face book emocionou muitas pessoas e provou que amor de filho e pai supera qualquer coisa. Nela, Jaqueline Alves, moradora de Carapicuíba, em São Paulo, declarou todo seu amor por seu pai.

O detalhe que chama a atenção na postagem é que Jaqueline faz referência à profissão do pai para declarar todo seu amor. Isso porque ele é carroceiro e, segundo ela mesma diz, não usa as melhores roupas e nem tem todo o dinheiro do mundo. Nada que mude o amor fraterno.

“Eu jamais terei vergonha do senhor. Só pelo senhor andar desarrumado ou sujo. Tenho orgulho pelo pai que eu tenho. Sempre foi um pai presente e que eu amo muito… Independente do jeito que o senhor anda ou usa. Te amo, te amo, te amo. Meu orgulho, meu homem, meu rei, meu tudo (sic)”, escreveu ela.

A atitude da menina chamou a atenção dos internautas. Em tempos de ostentação e valorização absurda dos bens materiais, Jaqueline deu uma prova de que o amor supera qualquer barreira. Não à toa, sua declaração já foi compartilhada por 150 mil pessoas.

 Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

NO CENTENÁRIO DO ATAQUE DO BANDO DE LAMPIÃO À CIDADE DE SOUSA/PB (1924/2024), TEM LIVRO NOVO NA PRAÇA.

Por José Tavares de Araújo Neto
 
FAÇA SUA RESERVA.

Este livro conta a história de Francisco Pereira Dantas, um filho de coronel que entrou para o mundo do cangaço após vingar a morte do pai João Pereira – fazendeiro e comerciante do povoado de Nazareth. O Cowboy do Sertão disse “sim” ao código de honra do seu tempo e, em sua vindita, arrastou junto a cidade de Sousa, que no ano de 1924 foi invadida e saqueada pelos cabras de Lampião e de Chico Pereira.

O Cangaceiro de Nazareth foi chefe de bando e foi cabra do bando de Lampião; amigo de poderosos, bem relacionado com autoridades, mas acabou assassinado em terras do Seridó potiguar, próximo a Currais Novos, em circunstâncias até hoje discutidas pelos estudiosos do fenômeno do cangaço.

É sobre Chico Pereira, mas também é sobre as razias e atrocidades cometidas pelos cangaceiros no alto sertão da Paraíba e no alto oeste potiguar durante a década de 1920, que este livro trata. Arme a rede no torno do alpendre, chame os amigos, que a história já vai começar. É cangaço nas veias!

https://www.facebook.com/profile.php?sk=approve&highlight=7592775574117043&log_filter=review&queue_type=friends&notif_id=1714649438869070&notif_t=tagged_with_story&ref=notif#7592775574117043

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

30 ANOS SEM AYRTON SENNA: O LEGADO PERMANECE

Por Randel Protásio

Há 30 anos, o mundo perdeu um ícone do automobilismo, mas o legado de Ayrton Senna continua vivo em nossos corações e mentes. Senna não foi apenas um piloto de corrida excepcional; ele era um herói nacional, um símbolo de determinação, coragem e paixão.

Senna desafiou os limites do possível nas pistas, conquistando vitórias memoráveis e três campeonatos mundiais de Fórmula 1. Sua habilidade técnica combinada com uma intensidade sem igual o tornou um dos maiores pilotos de todos os tempos.

Mas mais do que suas conquistas nas corridas, Senna inspirou milhões ao redor do mundo com sua dedicação incansável em melhorar a vida das pessoas. Seu compromisso com causas humanitárias e sua busca pela excelência dentro e fora das pistas o transformaram em um verdadeiro herói.

Hoje, enquanto lembramos com carinho o legado de Ayrton Senna, renovamos nosso compromisso em seguir seus passos, buscando sempre superar desafios com coragem, determinação e compaixão. Que sua memória continue a nos inspirar a alcançar novas alturas e a fazer a diferença no mundo.

Ayrton Senna pode ter partido há 30 anos, mas sua influência perdura, lembrando-nos de que, com paixão e perseverança, podemos alcançar o impossível.