Seguidores

domingo, 28 de junho de 2015

VÍDEO - HISTORIA DE LAMPIÃO


O escritor Joilson de Assis faz um profundo comentário sobre a história de Lampião no nordeste 

Givaldo Galego fez seu comentário sobre Lampião:
https://www.youtube.com/user/GivadoCatite

Bem, eu acho que antes de julgar o Virgulino Ferreira da Silva Lampião, nós temos que estudar todo seu passado, assassinaram seus pais, invadiram suas terras, os coronéis faziam o que queriam com o povo, botava para trabalhar e não pagavam, quando se procuravam justiça, não se encontrava, todos ali no cangaço tiveram parentes assassinados, terras invadidas, a mando dos coronéis, carneiros e animais enfim roubados.  

Dizem que a polícia nessa época era pior que os cangaceiros, então eu defendo sim, o Lampião, e acho que hoje em dia deveria ter gente igual a ele, para fazer a justiça, quando fosse necessário. 

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo14:17:00

    Caro Escritor Joilson de Assis. Como pesquisador do cangaço, concordo com você que Lampião não foi um construtor das boas coisas para o nosso Nordeste, assim também como outros cangaceiros, logo que Virgolino não foi o precursor do cangaço. Contudo, os escritores e pesquisadores que trabalham com a Saga do cangaço, não têm a intenção de fazerem apologia à violência nem deseja endeusar Lampião. Lampião não foi um Ser Angelical como ele mesmo afirmava, mas o que procuramos fazer é um estudo sociológico da vida de um jovem trabalhador que deixou tudo para ingressar numa vida de dura aventura, mergulhado nas caatingas por entre espinhos, serpentes e balas. É certo que quando mataram seu velho pai - homem pacato que não gostava de encrencas, Virgolino já não estava tão bem com a Sociedade e a Lei. Porém, precisamos buscar em profundidade a causa geradora de uma acentuada revolta que o levou a seu próprio sofrimento e ao sofrimento de tanta gente.
    Atenciosamente,
    Antonio Oliveira - Serrinha. E-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:20:00

    Correção! Digo: nem DESEJAM...
    Grato - Antonio

    ResponderExcluir