Seguidores

terça-feira, 3 de maio de 2011

O terrorista Osama Bin Laden

Bin Laden

            Osama Bin Laden nasceu na Arábia Saudita,  Riade, em 10 de Março de 1957. Era filho de Muhammed Bin Laden, imigrante iemenita pobre que chegou a ser o homem mais rico e poderoso da Arábia Saudita, só perdendo para o rei. Era o filho único da décima esposa, Hamida al-Attas, do pai. Mas assim que ele nasceu, os pais se divorciaram. Após a separação, sua mãe se casou com Muhammad al-Attas, e o casal teve quatro filhos.

            Foi um dos membros sauditas da próspera família Bin Laden, além de líder e fundador da rede de terrorista al-Qaeda, organização famosa pelos ataques de 11 de Setembro nos Estados Unidos e tantos  outros contra alvos civis e militares.

Bin Laden em uniforme de guerra

           Desde 2001, Osama Bin Laden e sua organização tinham sido os maiores alvos da Guerra ao Terrorismo dos oficiais norte-americanos e esteve entre os Dez foragidos mais procurados pelo FBI, encabeçando a lista. Achavam que Bin Laden e seus companheiros da al-Qaeda estavam escondidos próximos à costa do Afeganistão e das áreas tribais do Paquistão.

            Em 1 de maio de 2011, quase dez anos desde os atentados do 11 de Setembro, finalmente o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama anunciou pela televisão que Osama Bin Laden estava morto, durante uma operação militar norte-americana em Abbottabad. Seu corpo teria ficado sob a custódia dos Estados Unidos e sido sepultado no mar após passar por rituais tradicionalmente islâmicos.

Juventude

            No ano de 1973, ainda jovem e inexperiente, entrou em contato com grupos islamitas. Após a invasão soviética do Afeganistão em 1979, viajou para este país para participar do esforço jihadista no Afeganistão, sendo ele um dos financiadores  e organizador dos grupos de árabes e acampamentos de milícias armadas no combate aos invasores soviéticos.

Um perverso entre os homens

             Existem controvérsias quanto à ligação dos estadunidenses com Bin Laden nesse confronto. Contudo, em entrevista em 2001, exibida no documentário Fahrenheit 9/11, de Michael Moore, o príncipe Bandar Bin Sultan, embaixador saudita nos EUA na época, afirmou ter conhecido Osama Bin Laden na década de 80, durante o citado conflito, quando o líder guerrilheiro veio lhe agradecer por toda a ajuda que a Arábia e os EUA estavam dando contra os soviéticos. Posteriormente estabeleceu-se como importante investidor no Sudão, onde iniciou, em paralelo às suas atividades empresariais, a organização que mais tarde viria a se denominar Al Qaeda ("A Base"), originalmente destinada a combater a família real saudita.

             Osama Bin Laden detestava os modos ocidentalizados, perdulários, corruptos e "pouco islâmicos" da família real. Tinha como objetivo alijá-la do poder e implantar no país a semente do que sempre sonhou - o novo califado islâmico. A família real, tinha grande consideração para com a família de Bin Laden.

Bin Laden está morto

             Em 1º.  de maio de 2011, finalmente os Estados Unidos  divulgaram que o terrorista Bin Laden teria sido capturado e morto em um esconderijo nos arredores de Abbottabad, durante uma operação realizada por forças da Joint Special Operations Command, em conjunção com a CIA e o governo paquistanês, que colaborou para a localização do paradeiro do terrorista. O DNA do corpo, comparado com amostras de sua falecida irmã, confirmaram a identidade. O cadáver foi mantido sob custódia militar.

           Finalmente o grande líder da rede Al Qaeda, o Osama Bin Laden está morto. Mas o terrorista deixou vários filhotes que serão capazes de vingarem a sua morte.

Fonte: Wikipédia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário