Seguidores

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ad Perpetuam Rei Memoriam - 18 de Setembro de 2009

Por: Geraldo Maia do Nascimento

Em 28 de julho de 1934 era assinada, por Pio XI, a Bula Papal que criava a Diocese de Mossoró.

Essa notícia, porém, só chegou em Mossoró no dia 14 de setembro, através de um telegrama do Bispo de Natal. No telegrama, dizia o Sr. Bispo: “ Grato comunicar que Santo Padre houve por bem criar Diocese de Mossoró. Atenciosas saudações.” Texto curto mas suficiente para que a cidade entrasse em festa. Todos os sinos das igrejas repicaram, soltaram girândolas de foguetões como demonstração de viva alegria do povo mossoroense pela grata e ansiada notícia. O povo foi à rua celebrar o feito. Muitos telegramas de felicitações foram passados ao Bispo de Natal pelo coroamento dos seus esforços sobre a criação da Diocese de Mossoró.
  
No dia 18 de novembro de 1934, num dia de domingo, dava-se a inauguração da Diocese de Mossoró, conforme determinação do Sr. Bispo de Natal D. Marcolino Dantas. O padre Luiz Ferreira Cunha da Mota registrou no 4º Livro de Tombo da Matriz: “Tendo recebido procuração de S. Excia. Revma. para em seu nome oficiar na cerimônia conforme as prescrições canônicas, o fiz com toda a solenidade na Catedral de Santa Luzia em sessão pública, com o comparecimento de todas as associações católicas, clero, autoridades e grande público. Nesta ocasião, tomei da palavra para explicar o grande acontecimento e declarar oficialmente inaugurada a Diocese de Mossoró. O Cônego Amâncio Ramalho, como secretário do ato, procedeu à leitura em vernáculo da Bula de criação da Diocese, do S. Padre Pio XI, datada de Roma, no dia 28 de julho do corrente ano como também da Provisão da Nunciatura Apostólica do Rio de Janeiro, nomeando o Sr. Bispo de Natal, D. Marcolino Dantas, Administrador Apostólico da nova Diocese até a nomeação do seu primeiro Bispo. De tudo fez-se ata especial em livro próprio para os atos da Diocese e foi assinada por todos os presentes. Em seguida à solene sessão, oficiou-se um “Te Deum” em ação de graças. A Catedral estava repleta de todo povo católico de Mossoró, representado por todos os seus elementos sociais. Era notada a satisfação geral com a elevação da sua Igreja à dignidade de Sé-Catedral e nossa cidade distinguida com tão grande honra pela Igreja de N. S. Jesus Cristo. Renovaram-se os cumprimentos ao Sr. Bispo de Natal, nosso Administrador Apostólico, ao Vigário da Catedral de Santa Luzia, ao Clero.

O primeiro Bispo da Diocese de Mossoró foi dom Jaime de Barros Câmara, que tomou posse em 26 de abril de 1936. O segundo Bispo foi dom João Batista Portocarrero Costa que tomou posse no dia 8 de dezembro de 1943. Dom Eliseu Simões Mendes tomou posse em 20 de fevereiro de 1954 como terceiro Bispo da Diocese de Mossoró. O quarto Bispo foi Dom Gentil Diniz Barreto, o quinto Bispo foi Dom José Freire de Oliveira Neto que foi empossado em 01 de abril de 1984. Foi Dom José que em 18 de novembro de 1884, quando se comemorava o cinqüentenário da instalação de Diocese, que proclamou Santa Luzia como padroeira de toda Diocese. Atualmente a Diocese de Mossoró é administrada pelo seu sexto Bispo, Dom Mariano Manzana.
Todos os direitos reservados 
É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.
Autor:
Geraldo Maia do Nascimento


"Blog do Mendes e Mendes"

Nenhum comentário:

Postar um comentário