Seguidores

terça-feira, 8 de março de 2011

Aniversário da rainha do cangaço

Por: José Mendes Pereira
 

Maria Gomes de Oliveira,
a Maria Bonita

          
           Nos anos vinte, do século XX,  viveu sobre o olhar dos seus pais. Mas posteriormente passou a desejar um homem que jamais poderia lhe dar um teto seguro para viver. Apaixonada, já no final do século XX, se decidiu  acompanhar o desordeiro Lampião, que para ela, seria a sua cara metade.   
         
          Feliz ou infeliz viveu oito anos nas caatingas dos Estados do Nordeste brasileiro, acompanhando e vivendo as maldades de Lampião.     

            Amou, foi amada, amiga dos seus comparsas. Inimiga dos inimigos do seu companheiro. Não formou uma família, não presenciou a velhice dos seus sofridos pais, e nem tão pouco a morte do casal que a colocou no mundo.

           Valente em alguns momentos, mas em outros, uma verdadeira piedosa, quando muitas vezes evitou que o seu amado fizesse tantas maldades contra alguns seres humanos. Viveu sobre os mais perigosos combates, sobre os estilhaços de balas por armas potentes e modernas para o tempo, todos feitos pelas volantes, que de uma forma ou de outra, procuravam as suas cabeças.

            Se não tivesse entrado no mundo do crime, hoje, 08 de março, dia do seu aniversario, talvez estivesse viva, como Moreno, que viveu 100 anos; Antonia de Gato, um pouco mais de 100 anos; Durvalina, que chegou aos 93 anos, Candeeiro, que já se aproxima de um século, o cangaceiro Vinte e Cinco, que também já caminha para os 100.

            Se Maria Bonita  não tivesse dado a mínima atenção ao cupido, não teria morrido aos 27 anos.

            Parabéns Maria Bonita! Foi amada e odiada, mas fez a tua história com o seu companheiro.

                      
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário