Seguidores

terça-feira, 13 de março de 2012

Os mocinhos não venceram...

Por: Aderbal Nogueira

Meus amigos, venho aqui também participar dessa discussão sem fim desse tal juiz. Vejam bem; na minha modesta  opinião quem venceu essa batalha pela verdade histórica não foram os mocinhos, e sim o bandido pois, afinal de contas, ele conseguiu o seu intento. Vender, vender, vender e, acima de tudo, virar notícia até mesmo onde não deveria ter tido a mínima atenção, que é no meio dos maiores pesquisadores do tema. O que ele merecia de nós era simplesmente "DESPREZO". Quando muito, uma nota publicada em nome de todos falando sobre sua aberração histórica e nada mais.
No entanto agora, com certeza, ele está rindo, tomando seu uísque e comentando com os seus iguais que conseguiu o seu intento. Os amigos por favor me desculpem, mas eu não participei dos lucros e fama momentânea desse caçador de holofotes. E espero, com sinceridade, que, se outra aberração aparecer seja recebida com o desprezo  necessário para ser varrida instantaneamente  de todo e qualquer meio de comunicação e grupos de estudo do tema.
No mais, concordo com o amigo Carlos Eduardo quando fala a respeito da representatividade do nordeste nos outros centros. Não é à toa que nossas raízes são reconhecidas em todo o país. Cito como exemplo o nosso Cariri, berço de nossas tradições e conhecido mundo a fora. Os irmãos Aniceto que o digam.

Aderbal Nogueira
Sócio da SBEC - Diretor do GECC
Conselheiro do Cariri Cangaço

2 comentários:

  1. Ilustres Cangaceirólogos:

    Em relação aos estudos sobre cangaço não represento nada, apenas um abelhudo que se envolveu incentivado pelo amigo Francisco das Chagas do Nascimento, da SBEC, e que sou como um cão que fica lá fora esperando o resto de comida, assim sou eu, esperando que os estudiosos do cangaço escrevam seus artigos; leio-os e em seguida traslado para o blog do Mendes e...

    Sobre o livro do juiz aposentado, desde que foi falado a sua publicação, eu achei que o mais importante e correto, teria sido, ninguém tivesse dado valor, o "desprezo", como afirma o Aderbal Nogueira.

    Quem fez Lampião famoso? A própria imprensa, falada e escrita. Dizem que quem elege um candidato é o eleitor. Mas na verdade não é,e sim a imprensa.

    Quanto mais se fala em alguém ou de bem ou de mal, com certeza ele irá se tornar famoso, mesmo fazendo desordens.

    O caso do juiz aposentado que me parece não ser juiz, pois se fosse não escreveria coisas ridículas contra o casal, vez que ele passou a vida inteira combatendo calúnias, tentou desmoralizar o que já foi escrito, sem fontes e sem créditos.

    Se todos colecionadores de exemplares sobre "Cangaço", tivessem evitado de colocarem em suas estantes este volume, com certeza, o assunto tinha morrido lá por Sergipe, assim como morreu Lampião.

    Como diz Ivanildo Silveira, se eu estiver conversando besteita, que me desculpem, esta é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Aderbal21:50:00

    Já somos pelo menos 2 Mendes. Espero que apareça mais.
    Aderbal Nogueira

    ResponderExcluir