Seguidores

terça-feira, 13 de março de 2012

SILA

Por: Maristela Mafuz

Preciso falar um pouco da Sila que conheci e discordar de duas colocações feitas pela Juliana há dias atrás, noutra postagem. (não me refiro a fatos históricos pois não tenho conhecimentos para tal)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQTpVK356RsbSZqEQf3suDEdc9YAf8GPo0io14qMgjsHp39FVZcAURygSrihpkZeTkqfVkM7umyMyWgntXUD9rUbxl83TzpdtmrBzCS_6PzxGTE3T_yCIpN6ZreWGl3NEimmbd7_L42Q/s1600/Triunfo+2012+(30).JPG
Juliana me perdoe, mas por ter convivido com ela, não posso me omitir.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5CXmy7zhJmIGT7wm-RoLLKstJmJdSyIevxAbcyvS-SpYaeBGvLjgfbwdc1aCbUf26gD84Utm6SPkm9BTlPLg_0PUlh7g04hwZ2wY1eq0s8YtZohEKvC2dMnKwQSJ3TDzHoTZnVFo-0A/s1600/imagem.jpg
A postura altiva de Sila durante o depoimento de Adília, não era forçada. (não culpo você por ter essa visão, pois não a conheceu). Sua postura era aquela, em frente ou não a uma câmera. Acredito que todos que a conheceram concordam comigo.
Durante o tempo em que ficou em minha casa (e não foram apenas dias, mas até vários meses seguidos), nunca a vi sem aquela postura. Nunca a vi tomando o café-da-manhã ou assistindo novela sem estar arrumada, penteada, maquiada, cabeça erguida, sentada impecavelmente ereta, pernas elegantemente cruzadas, com aquela postura altiva que era dela, sem máscaras. (ninguém passa 24 horas por dia representando...)
Do mesmo modo autêntico e sem máscaras, a vi de repente, sair sozinha da sala e sentar-se na cama, fechar os olhos e derramar lágrimas, frutos do sentimento de angústia que nessa hora se apossava dela diariamente ao final da tarde, momento que no mato (segundo ela), era de muita insegurança e medo por não terem onde dormir, comer, sem saberem se haveria amanhã.(posso garantir que ela não estava representando) A noite trazia essa sombra... diariamente. Sabe lá o que é sentir isso... diariamente?
Quando vejo o rosto dela durante o depoimento de Adília (e recordo de outros momentos que presenciei), vejo seus olhos parados, como que assistindo a um filme que, infelizmente, sua mente insistia em exibir. A expressão representa para mim, a dor de engolir a seco a emoção de uma lembrança ruim e sua ‘valentia’ enfrentando esse filme que ela gostaria de esquecer.
Maristela Mafuz

Comentário de Maristela Mafuz sobre o artigo de Juliana Pereira Ischiara, publicado no blog: "Cariri Cangaço"

Nenhum comentário:

Postar um comentário